Dia da Agroecologia: semeando um futuro sustentável 03/10/2023 - 15:59

O estado do Paraná lidera o ranking nacional de produção orgânica segundo dados do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos e, neste dia da agroecologia, reforça a importância do tema. Seguido pelo Rio Grande do Sul e pelo Pará o estado conta com 3700 produtores certificados, mas é possível crescer ainda mais, pois a agroecologia é um movimento que busca revolucionar nossa relação com a terra, a comida e o meio ambiente.

O Governo do Paraná tem um decreto lei que busca levar 100% de alimentos orgânicos até 2030 para as escolas estaduais.  Para fazer frente a esse grande desafio, diversas estratégias serão adotadas pelo Governo do Estado ao longo dos próximos anos.

André Luis Alves Miguel, engenheiro agrônomo e responsável pela coordenação estadual do Programa Agroecologia, lembrou do Encontro Estadual do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO), organizado pelo Governo do Estado, em junho deste ano, para debater temas relacionados à produção orgânica e promover parcerias estratégicas na agroecologia voltadas ao desenvolvimento regional sustentável. “A agroecologia é a ciência que dá o caminho e que indica o rumo para o avanço da agricultura como um todo, rumo à sustentabilidade. Essa foi uma das conclusões que chegamos no Encontro Estadual do Programa Paraná Mais Orgânico”.

Segundo André a agricultura em geral tem adotando uma série de práticas que já eram de praxe e pregadas pela agroecologia há décadas. “O uso intensivo de plantas de cobertura e a cobertura do solo, o uso de microrganismos eficientes e agora de cepas isoladas de microrganismos, foram práticas da agroecologia, que estão sendo adotadas pela agricultura em geral, se tornado mais sustentável, espelhado na agroecologia”.

Mas, apesar dos avanços, ainda há muitos desafios. Como aproximar os consumidores dos agricultores? Como fazer para os alimentos de qualidade chegarem a todas as pessoas a um custo que seja possível?

Para André Então, essas questões devem avançar muito nos próximos anos. “A agroecologia tem cumprido muito bem o seu papel de indicar o caminho, de criar belíssimas referências. E aqui no Paraná temos referências de propriedades agroecológicas que praticam agricultura orgânica espalhadas por todo o Estado”.

Real Significado - Quando nos deparamos com a palavra "agroecologia", muitas vezes, ela nos remete à ideia de um agricultor trabalhando harmoniosamente com a natureza. Mas, afinal, o que realmente significa essa terminologia e por que temos um dia dedicado a ela?

A agroecologia pode ser considerada como um campo de estudo emergente que abrange todo o sistema agroalimentar com o objetivo de alcançar a soberania alimentar e nutricional da sociedade, numa perspectiva de integrar agricultura, alimentação, saúde e meio ambiente.

Não é apenas uma forma de agricultura, mas uma ciência, uma prática ecológica e um movimento social. Ela busca entender as relações e interações entre os organismos em sistemas agrícolas, visando uma produção sustentável e equilibrada.

Para Moacir Darolt, engenheiro agrônomo e coordenador do projeto Casa da Agroecologia do IDR-Paraná, a agroecologia é fundamental para reforçar o contato entre o saber científico e o tradicional. “Ela fortalece o diálogo de saberes entre pessoas, instituições, onde o agricultor tem a prática, a vivência, a experiência, e as instituições científicas têm o conhecimento, o pensamento sistêmico e os indicadores técnicos. Reforçando, assim, essa parceria entre o tradicional e o científico”.

Segundo Darolt, existe uma necessidade muito grande na formação de pessoas hoje na universidade, com uma visão mais sistêmica, crítica, com conteúdo mais ético, visão de longo prazo e expertise para trabalhar em equipes interdisciplinares. “E isso a agroecologia faz, porque ela, necessariamente, precisa desse saber que não é só científico, mas também a humildade para valorizar o saber tradicional”.

Por que é importante?

Em um mundo onde a degradação ambiental e as mudanças climáticas tornam-se ameaças crescentes, a agroecologia surge como uma solução para muitos dos desafios atuais da agricultura.  O Dia da Agroecologia nos convida a refletir sobre nossa relação com a terra, os alimentos que consumimos e o tipo de mundo que queremos deixar para as próximas gerações. A maioria das pessoas hoje abastece a sua cozinha com alimentos prontos e altamente processados. É cada vez maior o distanciamento entre o rural e urbano.

Darolt ressalta que a comercialização acontece basicamente nos supermercados, nos hipermercados, em detrimento às feiras de produtores e os mercados mais locais. “Precisamos aproximar produtores e consumidores. E isso a agroecologia pode ajudar, tornando os consumidores protagonistas e conscientes do seu futuro. Quanto mais o consumidor demandar um alimento ecológico, maior será a responsabilidade dos agricultores e técnicos envolvidos na produção para atender essa demanda. Precisamos de alunos, técnicos, pesquisadores, professores e empreendedores para tornar esse produto acessível para a maior parte da população, com preços competitivos”.

A informação é a chave para o sucesso. Moacir Darolt reforça que é preciso trazer mais conhecimento para estimular o consumo consciente e criar mercados mais justos e mais solidários, baseados em circuitos mais curtos, na venda direta, onde o produtor mostra a cara para o consumidor. “Esse é o nosso desafio para o futuro. É aproximar realmente o rural do urbano, a cidade do campo, o agricultor do consumidor”.