Dia de Campo destaca avanços nos cereais de inverno e sustentabilidade 28/10/2025 - 16:28
O IDR-Paraná, em parceria com a Fundação Meridional e apoio da Embrapa e da FAPA, promove o dia de campo de Cereais de Inverno, no próximo dia 30 de outubro, a partir das 13h, no Polo de Pesquisa do IDR-Paraná de Ponta Grossa. O objetivo é discutir práticas agrícolas que deem sustentabilidade aos sistemas agrícolas.
O evento vai reunir agricultores, técnicos e estudantes para apresentar as mais recentes cultivares de aveia, triticale, trigo e cevada para produção de grãos, além de debater como o manejo correto do solo, a produção de forragem podem garantir a continuidade e produtividade das lavouras. A programação contempla também estações técnicas sobre plantas de cobertura, adubação verde e tecnologias desenvolvidas pelo IDR-Paraná, FAPA e Embrapa.
CEREAIS DE INVERNO - De acordo com Germano Kusdra, assessor estadual do Programa Grãos: Feijão e Cereais de Inverno do IDR-Paraná, o cenário atual reforça a importância estratégica dos cereais de inverno na diversificação dos sistemas de produção e na segurança alimentar nacional. “O Brasil mantém posição de destaque entre os maiores produtores de alimentos do mundo, mas ainda depende fortemente da importação de trigo, o que evidencia a necessidade de ampliar a produção interna”, afirmou Kusdra.
O Paraná atualmente responde por cerca de metade da produção nacional de trigo, além de ter participação relevante no cultivo de aveia, triticale e é o maior produtor de cevada cervejeira do país. “A consolidação do Sistema Plantio Direto com Qualidade (SPDQ), o controle eficiente de plantas daninhas e o uso racional do solo reforçam o papel técnico e econômico dessas culturas” ressaltou Kusdra.
INTEGRAÇÃO PESQUISA-EXTENSÃO - A adoção crescente do plantio de cereais de inverno contribui para a sustentabilidade ambiental, reduzindo o período de pousio, ampliando a oferta de forragem e grãos para alimentação animal e fortalecendo as cadeias de proteína vegetal e animal. Kusdra destacou que o Programa Grãos: Cereais de Inverno do IDR-Paraná promove a integração da pesquisa com a extensão e o mercado, com foco no manejo sustentável e na valorização da renda agrícola.
Atualmente, o Paraná cultiva, aproximadamente, 1,2 milhão de hectares de trigo, com uma redução para 0,9 milhão de hectares na safra 2025. Além disso, os produtores paranaenses ainda cultivam 11 mil hectares de triticale, 100 mil ha de cevada e 250 mil ha de aveia granífera. Kusdra informou que apesar dessa área expressiva, mais de dois milhões de hectares ainda permanecem em pousio durante o inverno, representando amplo potencial de expansão para essas culturas.
Serviço
Dia de Campo de Cereais de Inverno – IDR-Paraná
30 de outubro de 2025 - (quinta-feira), às 13h
Polo de Pesquisa do IDR-Paraná de Ponta Grossa - Av. Presidente Kennedy, s/n – Rodovia do Café, Km 496
Informações: (42) 3219-9700












