Dia de campo divulga práticas orgânicas na região de Santo Antônio da Platina 06/05/2026 - 09:57

O sítio Fartura, localizado entre os municípios de Japira e Ibaiti, produz 100 toneladas de alimentos orgânicos por ano. Nas oito estufas que o Adelino Froes mantém na propriedade, ele colhe tomate, pimentão, abobrinha e pepino japonês. O sítio é um campo de experimentação e Unidade Demonstrativa, já que o produtor é assistido pelo IDR-Paraná e aplica novas tecnologias e práticas de cultivo. No dia 22 deste mês, uma sexta-feira, será realizado um Dia de Campo na propriedade para que outros produtores conheçam detalhes da rotina da produção orgânica. A produção e uso de bioinsumos, o uso de plantas de cobertura em hortaliças, a rotação de culturas e técnicas de aplicação de defensivos são alguns dos temas que serão apresentados pelos extensionistas do IDR-Paraná.

Além de se livrar dos agrotóxicos, o Adelino Froes está gerando uma fonte de renda e trabalho no campo. Os 2,4 hectares com as estufas de hortaliças exigem o trabalho de seis pessoas, entre as quais dois filhos (e as noras) que trabalhavam na cidade e passaram a se dedicar à agricultura. A produção orgânica foi uma iniciativa que facilitou a sucessão familiar na propriedade. Em 2020 a produção do sítio foi certificada como orgânica  pelo Instituto Biodinâmico (IBD). Ao longo dos anos, Adelino foi aperfeiçoando o trabalho na propriedade. Além de eliminar o uso de produtos químicos no manejo dos cultivos, ele está buscando a sustentabilidade com a instalação de painéis de energia solar. O trabalho com orgânicos deu tão certo que o produtor conseguiu capitalizar sua propriedade e comprou um trator mais moderno para a realização das tarefas do dia a dia.

Plano regional

O trabalho de assistência técnica dos extensionistas do IDR-Paraná no sítio Fartura faz parte de uma ação que o Instituto desenvolve em toda a região de Santo Antônio da Platina. De acordo com Maurício Castro Alves, chefe do escritório regional, este trabalho começou há oito anos com a implantação de um plano de desenvolvimento da agricultura orgânica na região. “Fizemos a capacitação de técnicos e produtores. Construímos essa cadeia. Atualmente quatro certificadoras atuam na região e mais de dez compradores frequentam as propriedades em busca da produção. Queremos ser uma referência em tecnologia e organização de produtores orgânicos”, destacou.

O plano de agricultura orgânica implementado pelo IDR-Paraná na região de Santo Antônio da Platina envolve 23 municípios. O Instituto encabeça a ação, mas conta com a parceria de outras instituições como prefeituras, associações e sindicatos de produtores. “Desenvolvemos um protocolo técnico para a produção orgânica, passo a passo, e compartilhamos com os parceiros”, explicou Mauricio. Atualmente, 500 produtores conquistaram a certificação e, até o fim do ano, outros 380 devem se juntar a esse grupo.

O dia de campo faz parte da estratégia do IDR-Paraná para divulgar as práticas orgânicas entre os produtores da região. É uma oportunidade para que os agricultores adquiram conhecimento a respeito da produção orgânica e, também, troquem experiência com outros produtores. É também uma forma de fortalecer a ideia de que é possível adotar um sistema agrícola mais sustentável. As atividades do dia de campo terão início às 8h30, no dia 22, no sítio Fartura. Informações no escritório regional do IDR-Paraná em Santo Antônio da Platina (43) 3534-8500) ou pelo whatts (43) 99171-1957 (Paulo)