Dia dos Povos Indígenas - Comunidades de Terras Indígenas recebem doação de alimentos 19/04/2024 - 09:03

Moradores de Terras Indígenas de São Jerônimo da Serra estão sendo beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A primeira entrega no município foi feita no dia dez de abril, na Terra Indígena Barão de Antonina. Na ocasião foram distribuídos 4.000 quilos de frutas, verduras e hortaliças que vão enriquecer a alimentação de duzentas famílias. O programa é executado em parceria pelo Governo Federal, Governo Estadual e a Administração Municipal. O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) preta assistência técnica rural aos Povos Indígenas e é responsável pela entrega destes alimentos.

Mirian Gonçalves, do IDR-Paraná de São Jerônimo da Serra, explicou que a primeira entrega de alimentos pelo PAA nas comunidades indígenas do município exigiu uma atenção especial dos extensionistas. “Conversamos com as lideranças para levantar as preferências da comunidade. Verificamos que a alguns produtos como jiló e berinjela não tinham demanda. Incluímos milho verde e goiaba. Alimentos que normalmente as famílias têm dificuldade de consumir”, informou a extensionista. Miriam explicou que muitas famílias das Terras Indígenas já recebem cestas básicas e com o PAA a intenção é  melhorar a diversidade da alimentação dessas comunidades. “Eles até recebem arroz, feijão e óleo, mas não conseguem ter acesso a frutas e hortaliças. Por isso ficaram satisfeitos com a entrega. Foi muito bom poder oferecer esses alimentos às famílias indígenas”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Agricultura selecionou os produtores e o volume a ser adquirido para destinar às Terras Indígenas. Ao IDR-Paraná coube coordenar a execução da entrega dos alimentos. Mirian lembrou que a cultura dos indígenas é muito particular e teve que ser respeitada na execução do programa. O cacique de cada Terra Indígena ficou responsável por assegurar que todos tenham acesso aos alimentos, observando a carência de cada família.

No total, o programa vai destinar R$90 mil para as duas Terras Indígenas de São Jerônimo da Serra. O recurso será suficiente para quatro ou cinco entregas de alimentos para cada comunidade. As entregas vão acontecer até junho e os indígenas da Reserva São Jerônimo serão os próximos a receber os alimentos. A entrega deve ser realizada até o final deste mês

Comércio local - Toda a produção foi adquirida de onze agricultores de São Jerônimo da Serra, o que fortalece a agricultura e a economia da região.

Rafael Alves é apicultor em Ortigueira. Ele tem cerca de 800 colmeias e chega a produzir 15 toneladas de mel. Apesar de estar no ramo há muito tempo, Rafael diz que ultimamente o mercado vem sofrendo muitas oscilações. Por isso viu a venda para o PAA como uma boa alternativa. “Para mim é muito bom porque com o PAA eu sei quando e quanto vou receber. O valor também foi bem atrativo. Entreguei 50 quilos de mel em sachet. Não acredito que os indígenas tenham costume de consumir mel. Quem sabe, a iniciativa estimule a produção de mel nas aldeias”, afirmou Rafael. O produtor é detentor da marca Mel Rei Abelha que tem registro e SIF (Sistema de Inspeção Federal).

No Estado - Os recursos do PAA destinados às 18 Terras Indígenas do Paraná somam R$ 1,5 milhão e devem ser aplicados até julho, com possibilidade de prorrogação. Por enquanto sete comunidades já receberam os alimentos nos municípios de Abatiá, Ortigueira, Tomazina, Laranjeiras do Sul, Clevelândia, Manoel Ribas, Santa Amélia e São Jerônimo da Serra.