Em Brasília, diretor-presidente do IDR-Paraná é eleito para presidir a Asbraer 17/03/2023 - 14:41

Natalino Avance de Souza é o novo presidente da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária). A eleição ocorreu nesta sexta-feira, 17, em Brasília durante a 63º Assembleia Geral Ordinária da Asbraer. A nova diretoria assume a instituição até 2027. Natalino é o diretor-presidente do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e vai acumular a função de presidente da Asbraer.

De acordo com Natalino, o estado do Paraná ganha um posto importante com esta eleição, mas aumenta a carga de trabalho. “Foi uma eleição muito disputada. Agradeço pela confiança e me sinto muito honrado pelo título. Há um grande desafio pela frente. Temos o compromisso de trabalhar para reposicionar a Asbraer, valorizar o quadro existente, a participação dos estados, tornar a Asbraer mais protagonista e reconstruir as Unidades Estaduais”, afirma.

Natalino se formou engenheiro agrônomo em 1978, mesmo ano que ingressou na Acarpa, hoje IDR-Paraná. Até chegar à presidência do Instituto, atuou como extensionista em Assis Chateaubriand, Toledo, Paranavaí e como Gerente Regional em Irati. Foi presidente da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná) de 2013 a 2018 e coordenou o processo de incorporação das entidades que formam o IDR-Paraná: A Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, CPRA (Centro Paranaense de Referência em Agroecologia) e o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).

Também fazem parte da chapa vencedora Luciano Brandão (Emater/RO), como vice-presidente nacional, e Gilson dos Anjos (Emdagro/SE), como vice-presidente nacional de pesquisa.

Além de Natalino, o diretor de Extensão Rural do IDR-Paraná, Diniz Dias D’Oliveira, foi reeleito para o Conselho Fiscal da Asbraer pela terceira vez. De acordo com Diniz é um reconhecimento merecido para o estado do Paraná, um estado referência em agropecuária.

Foram eleitos para o Conselho Fiscal, além de Diniz, Cláudio Bortolini, Emater/MG, Loislene Trindade, Emater/DF como titulares, sendo Cláudio Bortolini o presidente. Daniel Pinto, IDAM/AM, Sandro Montenegro, Agerp/MA e Célio Haverroth, Bahiater/BA se elegeram como suplentes.

Além da eleição, a assembleia, que teve duração de dois dias, foi uma oportunidade para discutir com os associados e políticos do Governo Federal sobre as demandas da extensão rural, pesquisa agropecuária e regularização fundiária do país.

A 63ª Assembleia da Asbraer contou com 25 das 28 associadas presentes, além de outras que buscam associar-se. Também participaram da reunião o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Embrapa, parlamentares e secretários de estado.

O IDR-Paraná - Criado em dezembro de 2019, pela Lei 20.212/19, que foi sancionada pelo Governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o Instituto nasceu com o objetivo de tornar a agropecuária paranaense cada vez mais competitiva e garantir a redução da desigualdade no meio rural.

Fruto de uma junção, a partir da incorporação da Emater, Iapar, CPRA e Codapar, que deixaram de existir como instituições autônomas para formar uma única instituição vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o IDR-Paraná alia o trabalho da pesquisa, extensão rural, agroecologia e fomento para melhorar a qualidade de entrega de serviços para os agricultores e para a sociedade.

Estado referência - Agricultura no Paraná é sinônimo de diversidade, sustentabilidade e cooperação. São trabalhadores que se beneficiam da assistência técnica especializada, da diversificação proporcionada pelas características do clima, da proximidade com grandes mercados consumidores e estrutura portuária fortalecida.

Com a melhor classificação em potencialidade agrícola do País – segundo estudo do IBGE de 2022 – o Paraná tem presença marcante no campo. Segue liderando a produção de proteína animal, assim como a de feijão, erva-mate, mel, cevada, fio de seda e peixes, particularmente a tilápia.

O Estado também colhe resultados sustentáveis, sendo o estado com maior número de produtores orgânicos certificados, aproximadamente 3,9 mil, de acordo com os dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A agricultura paranaense é essencialmente familiar, feita por pequenos e médios produtores. Cerca de 80% das propriedades rurais são de agricultores familiares, que lutam para agregar valor à produtos importantes da agricultura, como na produção de cafés especiais, queijos artesanais, entre outros. Prova disso é que as agroindústrias paranaenses têm produtos premiados nacional e internacionalmente.

Reportagem: Assessoria de Comunicação