Empreendedores de Araucária aprimoram conhecimento sobre turismo rural 07/03/2023 - 10:44

Visto que o turismo rural pode ser uma forma de promover o desenvolvimento econômico e social de uma região, a equipe do IDR-Paraná de Araucária, em parceria com a prefeitura têm investido na atividade, buscando profissionalizar os produtores. Como parte destas capacitações um grupo de empreendedores da cidade fez uma visita técnica a São José dos Pinhais, outro município da região metropolitana de Curitiba, com o objetivo de conhecer pontos turísticos e culturais do município, adquirir conhecimento e experiências que poderão ser aplicados em Araucária.

Agroempreendedores do turismo rural da Associação dos Caminhos de Guajuvira, que hoje conta com 13 associados, participaram da visita técnica a São José dos Pinhais. Eles conheceram duas rotas de turismo: os Caminhos da Colônia Murici e os Caminhos do Vinho. A rota da visita técnica incluiu uma propriedade onde é feita a atividade “colha e pague” de morangos, uma vinícola, uma salumeria, a produção de flores e artesanato. O desenvolvimento do turismo rural foi tema de uma conversa dos empreendedores de Araucária com o presidente da associação local.

“Estamos muito felizes e gratos por esta oportunidade. Não tem como mensurar a importância desta visita técnica. A troca de experiências com os empreendedores de São José mostra que, além de estarmos no caminho certo, não estamos longe de alcançar nossos objetivos. Com o apoio dos órgãos públicos, boas estradas, sinalização das vias e proporcionando conhecimentos, continuaremos dando a visibilidade que nosso turismo rural merece”, destacou Vanessa Pieruccini Delgobbo, presidente da Associação de Guajuvira de Araucária.

Para Renata Lessa, servidora do IDR-Paraná de Araucária, a visita técnica fortaleceu o associativismo entre os agroempreendedores. “Acredito que nossos produtores ao verem outras realidades, outras ideias e formas de trabalho, irão repensar novas formas de organização de trabalho, e como atuar na associação a qual pertencem”, destacou.

Luiz Henrique Wojcik, um dos empreendedores rurais de Araucária, destacou a que a visita é uma maneira dele aprimorar o seu trabalho. "Foi muito bom poder conhecer desde a forma de atendimento até a estrutura das chácaras. Aprendemos bastante sobre a forma de abordagem ao cliente e como oferecer uma experiência completa aos visitantes. Além disso, pudemos conhecer a história da região e como tudo começou, o que nos mostra que estamos no caminho certo", comenta. Ele garante ainda que adquiriu muito conhecimento que será implementado na sua propriedade.

Reportagem: Roberto Monteiro