Encontro Amigas do Leite reúne produtoras em São José dos Pinhais e Bituruna 27/10/2023 - 09:42

No mesmo dia o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) reuniu, em diferentes regiões do estado, cerca de 200 produtoras de leite para um dia diferente, nesta quinta-feira (26). São José dos Pinhais e Bituruna receberam o Encontro das Amigas do Leite, com palestras técnicas sobre a produção leiteira e orientações sobre a saúde de mulher. Os eventos foram alusivos ao Outubro Rosa e ao Dia da Mulher Rural, comemorado em 15 de outubro.

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, responsável por mais 12 milhões de litros de leite produzidos por dia. São mais de 87 mil produtores envolvidos com essa atividade, espalhados pelos 399 municípios. E, de acordo com a zootecnista do IDR-Paraná Delma Fabíola Ferreira da Silva, o evento voltado às mulheres foi pensado após uma análise de que a participação das mulheres no trabalho era intensa, mas nas reuniões e capacitações técnicas a presença masculina é muito maior. “Não temos dados que comprovem, mas o número de mulheres envolvidas com a produção de leite aqui no estado é grande, porém, apenas os maridos que participavam das reuniões. Fizemos este encontro para que as mulheres também possam ser protagonistas neste meio”, afirma Delma.

A produtora de leite Roseli Snakevicz, que atua no ramo leiteiro há vinte anos no município de São José dos Pinhais, participou do evento para agregar conhecimento ao trabalho da família. “Aprendi muitas coisas novas aqui neste evento. As palestras técnicas me trouxeram muitas informações que vão fazer diferença no trabalho, como a forma correta de fazer silagem e a importância da nutrição dos animais”, conta a produtora. Além do aprendizado, Roseli se emocionou com o evento por estar passando por um processo de tratamento contra um câncer de mama. “Estamos sempre em nossa propriedade. Esses eventos são uma oportunidade de esquecermos um pouco o trabalho e lembrar de nos cuidar. Eu passei por uma situação muito triste, mas hoje estou bem felizmente; estar aqui e perceber esta preocupação com as mulheres do campo me deixa emocionada”, comenta.

Também produtora de São José dos Pinhais, a Miele Mikos, participou do evento pela segunda vez e reforça a necessidade de valorização da mulher agricultora. “O trabalho com a produção de leite é intenso. Não temos folga. Um dia como este destinado apenas para as mulheres nos ajuda a lembrar que somos parcela importante da agricultura do estado e sempre que venho aqui aprendo algo novo”, afirma.

A primeira edição do evento, que já é tradição no estado, foi em 1998 na cidade União da Vitória e reuniu cerca de mil mulheres. A intenção sempre foi de valorizar o trabalho da mulher do campo, principalmente na produção de leite. De acordo com Evandro Richter, que organizou a primeira edição do Encontro, a iniciativa é uma forma de mostrar que a mulher é parte essencial para a agricultura e um evento como este fortalece o protagonismo. “Nas propriedades ainda é comum o homem participar dos eventos e resolver as questões mais burocráticas da propriedade, mas a mulher está lá todos os dias, trabalhando. Reunir apenas as mulheres e mostrar que a ação dela no trabalho tem valor faz com que elas mesmo se valorizem”, afirma.

Prêmios – O evento de São José dos Pinhais também premiou as agricultoras pela qualidade do leite. Através das análises enviadas aos laboratórios – rotina nas propriedades leiteiras – foram premiadas os três primeiros lugares. Essas análises levam em conta fatores como a gordura, proteína, células somáticas e a contagem bacteriana do leite. As premiadas foram:

1º lugar: Miele Mikos – Produtora de São José dos Pinhais

2º lugar: Adriana Kusma – Produtora de Piraquara

3º lugar: Ana Luiza Steklain – Produtora da Lapa