Energia solar vai diminuir despesas de associação de produtores  20/12/2021 - 11:07

Produtores e associações estão vendo a energia solar como uma possibilidade de reduzir seus custos de produção. Recentemente a diretoria da Associação de Fruticultores e Hortigranjeiros de Cruzeiro do Oeste (AFRUHCO) decidiu instalar um sistema de energia fotovoltaica (energia solar) para abastecer as quatro câmaras frias mantidas pela associação. A intenção é diminuir sensivelmente os custos com o equipamento. O investimento teve 100% dos recursos, R$ 393.288, subsidiados pelo Programa Coopera Paraná.

De acordo com Pedro Marangoni, presidente da AFRUHCO, a instalação do sistema fotovoltaico vai diminuir significativamente os custos da Associação. “Este projeto do Governo do Estado vem ao encontro das necessidades das associações de pequenos agricultores, ajudando na sua manutenção. A substituição da energia elétrica pela energia solar vai agregar valor em relação à questão da produção orgânica e ambiental, proporcionando maior visibilidade ao nosso produto”, afirmou Marangoni. Ele ainda ressaltou que a diretoria está trabalhando para aumentar o número de associados e a área de plantio para atender à demanda por frutas e, quem sabe, transformar a associação em cooperativa.

A   AFRUHCO é formada em sua maioria por agricultores familiares e já registrou produções de 800 toneladas de acerola, em 70 hectares. Atualmente a área plantada diminuiu, assim como a produção devido à reforma das lavouras. Os associados introduziram variedades mais adequadas para atender o mercado consumidor que busca frutos com maior teor de vitamina C.

O sistema de energia fotovoltaica que está sendo instalado na Associação vai abastecer a sede e, principalmente as câmaras frias onde a acerola é mantida congelada. Marangoni informou que a capacidade de armazenamento é de 100 toneladas. De acordo com as faturas da Copel da Associação em um ano o custo variou de R$ 393,26 (em mês de entre safra) até R$ 29.446,43 (em mês de safra). O consumo anual de energia elétrica chegou a 129.694 kWh, tendo uma média mensal de energia de 10.808 kWh. Após a colheita do fruto, a acerola é transportada no mesmo dia da propriedade rural para a sede da Associação onde é armazenada nas câmaras frias. O projeto de instalação do sistema de energia fotovoltaica foi elaborado pelos servidores do IDR-Paraná e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Reportagem: Roberto Monteiro