Estação de Pesquisa da Lapa mostra variedades de frutíferas para produtores 12/11/2021 - 13:13

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o deputado Hussein Bakri, prefeitos da AMSULEP (Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná) e extensionistas visitaram nesta quinta-feira, dia 11, a Estação de Pesquisa do IDR-Paraná da Lapa. O objetivo foi conhecer a Vitrine de Frutíferas de Clima Temperado, uma mostra das variedades de frutas que podem ser cultivadas na região.

“A ideia é potencializar a produção, e é com esse esforço que trouxemos os secretários municipais de Agricultura para conhecer o espaço. Um agricultor bem orientado tem a chance de ser melhor”, disse Ortigara. O secretário ressaltou a importância do conhecimento da pesquisa chegar ao produtor. Para Ortigara, o Paraná avançou em produtividade, mas ainda há muito conhecimento disponível que não é aplicado no dia a dia do produtor. Um exemplo é o trabalho desenvolvido por pesquisadores com as frutíferas.   

Potencial
Natalino Avance de Souza, chamou a atenção para o valor da Vitrine de Frutíferas da Lapa. Segundo ele, a Lapa tem a maior coleção de fruticultura dentro de uma estação de pesquisa do estado. Souza enfatizou que esse conhecimento deve estar à disposição dos agricultores. "A proposta do IDR-Paraná é tirar a inovação de dentro das Estações de Pesquisa e fazer com que ela chegue ao pequeno produtor. O IDR-Paraná nasceu para articular esse trabalho e é isso que estamos fazendo aqui na Lapa", observou. Souza destacou que o Instituto pretende manter a parceria com o município da Lapa. Uma das medidas já tomadas para reforçar essa colaboração foi a reabertura do escritório da comunidade de Água Azul, fechada há 14 anos, que agora passará a atender os pequenos agricultores. Sobre o desenvolvimento da fruticultura, Souza destacou o potencial da atividade. "A Ceasa vende R$ 3,3 bilhões por ano e 65% desse volume vem de outros estados. A região da Lapa tem excelência para ser produtora de frutas e hortaliças", ressaltou o presidente do IDR-Paraná.  

Cultivares
O engenheiro agrônomo Maghnon Henrique Melo, do IDR-Paraná, informou que a Estação de Pesquisa da Lapa foi criada em 1978. A Vitrine de Frutíferas da Lapa foi criada posteriormente, em 2009. Por alguns anos a unidade ficou inativa, mas em 2013 o trabalho foi retomado.  Atualmente a Vitrine conta com uma área de três hectares, onde foram são mantidas 98 cultivares de maçã, uva, pêra, pêssego, nectarina, amora, framboesa, mirtilo, figo, kiwi e ameixa.  "A idéia é demonstrar às autoridades da região o potencial que os municípios têm para a produção de frutas", destacou Melo. Segundo ele, há poucos cultivos de frutíferas na região, apesar de a atividade promover densidade de renda, isto é, gerar um bom retorno financeiro aos agricultores mesmo com pequenas áreas. 

Para o gerente da Mesorregião Curitiba e Litoral do IDR-Paraná, Renato Viana, o encontro com lideranças municipais teve o objetivo de posicionar a Estação como referência nos sistemas de produção de frutas. “O Governo do Estado tem um investimento de grande envergadura na revitalização da vitivinicultura, e a Estação da Lapa é uma referência para reforçar o laço entre a pesquisa, a extensão rural e os produtores rurais. Queremos demonstrar como se faz um bom processo produtivo”, concluiu.

Reportagem: Roberto Monteiro