Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná desenvolve pesquisa inédita de acupuntura no controle de mastite 10/10/2023 - 14:55

Desenvolvida na Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), a proposta do uso de acupuntura para o controle de mastite subclínica tem uma abordagem de Saúde Única. Consiste no estímulo, através de agulhas, calor, eletricidade ou laser, de pontos específicos do organismo, promovendo a regeneração dos tecidos e suas funções; nesta pesquisa o úbere das vacas.

A acupuntura no meio rural é uma alternativa para tratamento de diversas doenças que acometem o gado, desde problemas ósseos e musculares, questões nutricionais e de ordem reprodutiva, até o controle de mastites, clínicas e subclínicas.

Segundo Fabiola Fernandes Schwartz, médica veterinária, a aplicação da acupuntura para o tratamento da mastite subclínica leva ao menor uso de antibióticos, e consequentemente menor risco de resíduos no produto final. “Além disso, tem-se um ganho na qualidade do leite e na diminuição dos riscos de disseminação da infecção no rebanho”.

Ainda de acordo com Fabiola, a resposta ao tratamento com acupuntura é rápida, mas depende da energia do animal.  “Um animal fraco vai responder mais devagar, mas na verdade, a resposta pode ser imediata”, explica.

O apoio de vários especialistas, de diversas instituições é fundamental para o sucesso em novas ações como a acupuntura. Evandro Richter, médico veterinário do IDR-Paraná, destaca o pioneirismo com acupuntura em mastites na Estação de Pesquisa em Agroecologia. “Termos parceria com outros profissionais, outras instituições, é fundamental para o crescimento da agroecologia e o crescimento desse conhecimento e repasse para os agricultores”.

A Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná fica em Pinhais – Região Metropolitana de Curitiba e é a única área pública do Brasil certificada como orgânica. São mais de 17 anos dedicados à agricultura orgânica e à agroecologia, e um dos destaques é a produção de leite orgânico.

Essa produção envolve vários aspectos, como explica Evandro Richter, responsável pela produção animal. “Nosso trabalho se inicia desde a reestruturação do solo, com a introdução das árvores na pastagem, que vão colaborar tanto com a fertilidade como com o bem-estar dos animais e o manejo adequado da pastagem”.

Outro destaque é a parte sanitária, fundamental nessa atividade. De acordo com Evandro, são trabalhadas terapias permitidas pela legislação e pelo Ministério da Agricultura, pelas normativas de orgânico, definidas pelo Ministério. “Trabalhamos com homeopatia, fitoterapia, florais e, agora de forma inédita com acupuntura no controle de mastite e células somáticas”.