Estado terá espaços exclusivos para fruticultura e olericultura no Show Rural 2024 26/01/2024 - 07:39

O espaço de olericultura destacará o manejo adequado que possa influenciar no bom desenvolvimento das culturas e minimizar o estresse da planta. Já a Vitrine de Fruticultura apresentará uma variedade de espécies selecionadas e cultivadas por especialistas de extensão e de pesquisa.

 

A participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) no Show Rual 2024, em Cascavel, incluirá um espaço de olericultura que destacará o manejo adequado para influenciar o bom desenvolvimento das culturas e minimizar o estresse da planta. Já a Vitrine de Fruticultura apresentará uma variedade de espécies cuidadosamente selecionadas e cultivadas por uma equipe de especialistas de extensão e de pesquisa. Eles estarão à disposição para orientar produtores.

No caso da olericultura, o foco será principalmente em relação ao solo, qualidade da muda, nutrição, umidade, temperatura, luminosidade e sanidade – tudo que a planta precisa para responder com o melhor de seu potencial. A área conta com o cultivo de diversas cultivares, plantadas tanto no solo como em vasos. Entre elas, tomates tipo salada, saladete, italiano, além de pepino tutorado tipo indústria e feijão vagem.

De acordo com informações do IDR-PR, um solo bem corrigido, estruturado e com bom nível de nutrientes é fundamental para que a planta tenha um bom arranque inicial e um bom desenvolvimento. A complementação com adubações de cobertura é essencial para ajustar a oferta de nutrientes conforme a necessidade.

A temperatura e a luminosidade também são fatores de atenção. Medidas simples podem fazer a diferença, como o uso do pé direito alto da estufa para uma boa ventilação e de tela de sombreamento em períodos de maior incidência solar, um bom manejo da água de irrigação e o solo coberto de forma permanente. Tudo isso ameniza o estresse da planta, muitas vezes relacionado a alguma deficiência nutricional, temperatura extrema, umidade deficiente ou em excesso.

Menos estresse significa melhor desenvolvimento e menor a suscetibilidade ao ataque de pragas e doenças. Neste recorte, o visitante também poderá conferir os resultados positivos da complementação do manejo relacionado ao ataque de pragas e doenças com a utilização de bioinsumos.

FRUTAS – A Vitrine da Fruticultura não apenas celebra os avanços no segmento, mas também reconhece sua importância no contexto da agricultura familiar. O espaço apresentará uma variedade de espécies cuidadosamente selecionadas e cultivadas por especialistas de extensão e pesquisa.

Os visitantes terão a oportunidade de interagir com eles, discutindo diversos aspectos do cultivo de frutas no Estado, como calagem e adubação do solo, plantio, escolha da cultivar, estruturas de condução, manejo e tratos culturais, manejo fitossanitário, colheita e pós-colheita.

A programação também inclui informações especializadas sobre podas, como podas de formação, manutenção e produção, proporcionando aos agricultores ferramentas práticas para maximizar a produtividade e a rentabilidade dos cultivos.

As espécies de destaque incluem abacate, acerola, amora-preta, atemóia, banana, caqui, citros, figo, goiaba, manga, pitaya e uva. A produção de frutas, além de oferecer oportunidades econômicas, tem papel fundamental na produção de alimentos limpos e saudáveis. A agricultura familiar, ao investir na diversificação de culturas, contribui para fornecer alimentos frescos e nutritivos à comunidade local e regional.

A vitrine destaca, ainda, como a fruticultura promove a utilização de mão de obra familiar, a fixação dessas famílias no campo e a conservação do meio ambiente. A utilização de práticas agrícolas conscientes, como a adoção de técnicas agroecológicas e de manejo integrado colabora para a preservação dos recursos naturais, a biodiversidade e a manutenção da saúde do solo.

Um espaço exclusivo na vitrine é dedicado à orientação sobre os métodos de propagação em frutíferas, abordando a produção de mudas via sementes, estaquia e suas variações, enxertia, além da utilização de estruturas especializadas.

PARCERIA – Com a colaboração da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o espaço terá a presença de um especialista com informações cruciais sobre o controle e a qualidade das mudas, medidas essenciais para prevenir doenças como o greening e o cancro cítrico. A ideia é capacitar os produtores a implementar práticas de prevenção e controle para assegurar a sustentabilidade a longo prazo da produção de citros no Estado.

SHOW RURAL – O Show Rural de Cascavel é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. O Governo do Paraná apoia o evento e participa do dia a dia com orientação técnica e o sistema de financiamento. Além disso, diversas secretarias aproveitam a vitrine do evento para apresentar novidades para o público. No ano passado a feira registrou 384.122 visitantes, recorde de público. Foram movimentados R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção.