Estão abertas as inscrições para o concurso Café Qualidade Paraná 20/05/2024 - 16:03

Chegando na 22º edição, o prêmio Café Qualidade Paraná está com a as inscrições abertas até dia 30 de setembro de 2024. Os cafeicultores interessados em participar desta edição devem procurar a unidade do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) do seu município. A inscrição é gratuita e podem participar proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros. A solenidade de premiação está programada para dia 14 de novembro em Curitiba.

É possível concorrer com cafés que passaram por processamento natural — ou via seca, em que os grãos são secados inteiros — ou cereja descascado, também chamado de via úmida, método em que a polpa do fruto é retirada antes da secagem.

Em ambas as categorias o produtor deve atentar para o tamanho do lote, que deve ser uma saca (62 quilos) beneficiada. Os grãos devem ter peneira 16 ou superior, máximo 11,5% de umidade e apresentar no máximo 12 defeitos (COB).

Os lotes inscritos passam inicialmente por uma avaliação física para detectar defeitos no produto — como grãos quebrados, ardidos, ou avariados por insetos — com base na Classificação Oficial Brasileira (COB). Na segunda avaliação, a prova de xícara, realizada com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), são analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida.

Em cada categoria, os finalistas classificados até o quinto lugar têm garantida a compra de seu lote pela cotação da bolsa de valores brasileira (B3) no dia anterior à data do encerramento do concurso, acrescido de um ágio mínimo de 50%.

Ganhadores 2023 – Na última edição quem ficou com o primeiro lugar na categoria natural foi a cafeicultora de Pinhalão, Simone Schauer Maia. Regiane Miguel da Silva, de Curiúva, ficou em segundo lugar, e Juliane Aparecida Nunes da Luz, também de Pinhalão, na terceira posição.

Na categoria cereja descascado o vencedor foi Julio César Barros, de São Jerônimo da Serra, seguido por Juliane Aparecida Nunes da Luz, de Pinhalão, e Gabriel Augusto Soares, de São Jerônimo da Serra.

PATROCÍNIO – O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pela FAEP (Federação da Agricultura do Paraná), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Amiste Cafés, Bratac Seda, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Crea-PR, Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná) Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Ocepar, Sebrae/PR, Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná.

A organização é da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.