Estudo indica opções de laranja-pera mais adequadas para produção no Paraná 27/09/2023 - 15:15

Entre as opções de laranja-pera, as mais adequadas para implantação de novos pomares nas regiões produtoras do Paraná atualmente são: IPR 159, IAC, Olímpia, Mel e Bianchi. É o que aponta o artigo publicado no periódico científico European Journal of Agronomy.

De acordo com o pesquisador do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) que liderou o estudo, Rui Pereira Leite Junior, esses materiais têm alto desempenho agronômico, elevada produtividade, produção de frutos adequados tanto para o mercado de consumo in natura como à indústria de sucos e, ainda, baixa incidência de cancro cítrico, HLB e tristeza dos citros, doenças que preocupam produtores de todo o País.

A laranja-pera é a mais cultivada no Brasil. No Paraná, é utilizada em cerca de 45% dos plantios. “Isso ocorre em virtude da qualidade dos frutos e do período de colheita, que vai de julho a outubro e supre a lacuna de variedades mais precoces e tardias”, explica Leite.

O pomar experimental foi implantado em 2012, no centro de pesquisas mantido pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial em Guairaçá (Noroeste do Estado). Foram avaliadas 16 cultivares, todas elas sobre porta-enxerto de limão-cravo.

Rui Leite explica que o limão-cravo é largamente utilizado como porta-enxerto porque confere às árvores precocidade de produção, produtividade e tolerância à seca e ao vírus da tristeza dos citros.

Durante dez anos de estudo, foram analisados o desenvolvimento das plantas, produtividade, qualidade do fruto e do suco e comportamento frente às principais doenças que afetam pomares de cítricos.

É reduzido o leque de cultivares de ciclo médio disponíveis aos produtores, apesar de sua importância para a cadeia produtiva, de acordo com o pesquisador. “No Paraná, por exemplo, são apenas quatro”, aponta. “Por isso, trabalhos de seleção e desenvolvimento de novas cultivares são de extrema importância, bem como a avaliação de materiais potenciais em condições de campo”, acrescenta Rui Leite.

CITRICULTURA — São cultivados no Paraná cerca de 29,2 mil hectares de cítricos, que, na safra 2022, renderam 842,4 mil toneladas de frutos e um VBP (Valor Bruto de Produção) de R$ 826,8 milhões, de acordo com o Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e do Abastecimento).

O segmento envolve mais de 600 citricultores, com área média de 30 hectares, e está presente em cerca de 100 municípios do Paraná. O Estado é o terceiro maior produtor nacional, atrás de São Paulo e Minas Gerais.

A Região Norte e Noroeste do Estado se destaca na produção de laranjas, enquanto no Vale do Ribeira e Região Metropolitana de Curitiba predomina o cultivo de tangerinas.

A produção de laranjas das regiões Norte e Noroeste destina-se principalmente à obtenção de suco concentrado congelado (FCOJ, na sigla em inglês) e pronto para beber, processados em quatro unidades industriais de maior porte. Abastece, ainda, mais de uma dezena de empresas classificadoras com foco em frutas para o mercado in natura.

AUTORIA — Também trabalharam no estudo os pesquisadores Maria Aparecida da Cruz e Talita Vigo Longhi, do IDR-Paraná; Carmen Silvia Vieira Janeiro Neves, da UEL (Universidade Estadual de Londrina); Deived Uilian de Carvalho e Franklin Behlau, ligados ao Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), de São Paulo; e Sérgio Alves de Carvalho, do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

O artigo Long-term field evaluation of Pera sweet orange selections under the Brazilian humid subtropical climate pode ser acessado AQUI.