Evento em Mandaguari anuncia melhores cafés do Paraná 28/11/2023 - 16:46

Serão divulgados nesta quinta-feira (30), em Mandaguari, os vencedores do 21ª concurso Café Qualidade Paraná. Participaram da disputa 132 lotes — 89 na categoria natural e 43 processados pelo método cereja descascado —, originados de todas as regiões produtoras do Estado. A lista dos cafeicultores que disputam o prêmio pode ser conferida AQUI.

Processamento natural, ou via seca, é o método em que os frutos são secados inteiros. No cereja descascado, também chamado de via úmida, retira-se a polpa do grão antes da secagem.

“Há 21 anos o concurso vem promovendo a bebida, o cafeicultor e o potencial das regiões produtoras paranaenses”, afirma o economista Paulo Sérgio Franzini, secretário-executivo da Câmara Setorial do Café, entidade que organiza a disputa.

São esperados mais de 300 participantes no encontro, entre cafeicultores, técnicos e lideranças do setor. O secretário da agricultura e do abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara, confirmou presença.

A avaliação dos cafés inscritos tem duas etapas. Na primeira, são analisadas as características físicas segundo os critérios da COB (Classificação Oficial Brasileira). O objetivo é detectar defeitos como grãos quebrados ou avariados por insetos. Foram aprovados 91 lotes, 60 da categoria natural e 31 de cereja descascado, nessa avaliação.

Na segunda fase, a prova de xícara, uma equipe de onze experientes julgadores avaliou aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês).

PRÊMIO — Nas duas categorias, os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a compra de seu lote pela cotação da bolsa de valores brasileira (B3) na quarta-feira (29), acrescida de 50% de bônus.

PARANÁ — A cafeicultura ocupa cerca de 30 mil hectares no Paraná, com produção estimada este ano de 700 mil sacas beneficiadas. A cultura está presente em 187 municípios, sendo a principal atividade econômica em mais de 50 deles. Cerca de 80% das propriedades cafeeiras são de pequena agricultura familiar.

PATROCÍNIO — O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pela Amiste Cafés, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Bratac Seda, Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial, Crea-PR, Faep (Federação de Agricultura do Paraná), Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Prefeitura de Mandaguari, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná.

Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná), IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina organizam a disputa.

21° Concurso Café Qualidade Paraná

Solenidade de divulgação e premiação dos vencedores

Data: 30 de novembro (quinta-feira)

Horário: 9h