Expotécnica apresentou ações tecnológicas e sustentáveis do campo a 4 mil produtores 14/07/2023 - 14:09

A 28ª Expotécnica, realizada em Sabáudia, terminou na última sexta-feira atraindo cerca de quatro mil pessoas ao evento. Os visitantes tiveram a oportunidade conhecer tecnologias de diversas áreas como soja, milho, trigo, mandioca, pastagens, manejo do solo e da água. Entre as novas tecnologias, ganhou destaque o uso de drones e robôs na agricultura. A Expotécnica é o maior evento do setor agropecuário realizado em uma propriedade agrícola particular, do produtor Vicente D’Agostini, e neste ano teve como tema as tecnologias sustentáveis ao alcance do produtor. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento/ IDR-Paraná, prefeitura de Sabáudia e Associação dos Agricultores e Empreendedores Rurais Familiares de Sabáudia (AAERFAS).

Para Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, a Expotécnica é um evento que possibilita a troca de informações entre produtores, expositores e fornecedores de insumos agrícolas. Ele acredita que é também a oportunidade dos produtores mostrarem alguns resultados para a sociedade. “Nós estamos mostrando, cada vez mais, que a gente faz uma agricultura boa, sustentável de resultado, bem feita. A nossa agricultura está evoluindo de forma consistente, assumindo um padrão de participação no mercado cada vez mais relevante, em cerca de 40 cadeias do agronegócio”. Ortigara destacou a importância do evento para a disseminação de conhecimento. “A Expotécnica tem o papel de divulgar novidades, inovações, conhecimento que vão chegar na roça e ajudarão a fazer a diferença, visando um solo bem resolvido- biológica, física e quimicamente- mais produtivo e com mais qualidade de produção”, afirmou. O secretário acrescentou ainda que a Expotécnica, possibilita que os agricultores do entorno possam interagir com profissionais da ciência, da pesquisa e da assistência técnica, levando alguma coisa nova para o seu dia a dia, aplicando esse conhecimento e buscando mais resultados.

Na avaliação do diretor presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, a Expotécnica tem uma proposta metodológica e tecnológica que se aproxima da missão do IDR-Paraná que é a de trabalhar determinadas questões com os agricultores, como uma agricultura mais sustentável. Ele enfatiza que o evento também estreita as relações com os parceiros da instituição. “Aqui é um ambiente em que a gente consegue fazer isso de forma direta e simples. Temos a oportunidade de exercitar, junto com parceiros e com o proprietário, aquilo que a gente acredita ser bom para a agricultura do estado. Aqui a gente põe em prática uma grande preocupação que é a de ter uma proposta arrojada de manejo do solo, evitar a sua compactação, fazer a cobertura do solo, trabalhar o Sistema de Plantio Direto e alternativas de inverno que ajudam a ter uma agricultura mais rentável, sustentável, mais técnica. A Expotécnica talvez seja o evento que mais consiga aproximar a missão do IDR-Paraná, que envolve pesquisa e assistência técnica, com as necessidades da agricultura no estado”, destacou Souza.

Para o gerente regional de Extenção Rural do IDR-Paraná de Apucarana, Paulo Sipoli, a tradição da Expotécnica durante esses anos em que é realizada é trazer ao público novas tecnologias. “Temos sempre o desafio de manter o DNA do evento, inovar a cada ano, trazendo o que há de mais atual e relevante para a agricultura. Neste ano, como nas edições anteriores, o evento buscou tratar do manejo do solo e também mostrar o que há de novo no cenário da produção de grãos e novas tecnologias, como o uso de drones e robôs na agricultura. Sipoli lembrou o esforço de ampliar o alcance do evento, unindo o aspecto técnico com as atividades do Encontro da Mulher, incluindo as mulheres e dando-lhes informações para o seu desenvolvimento.

A Expotécnica deste ano foi marcada pela diversidade de assuntos levados ao público que visitou a propriedade, na Comunidade 21, em Sabáudia. O Plano Safra, o calendário agrícola, a ferrugem asiática, a tolerância de híbridos ao enfezamento do milho e tecnologia de aplicação no uso de drones foram alguns assuntos debatidos entre produtores, pesquisadores e profissionais da assistência técnica.

Outros temas como a previdência rural e a participação das mulheres não ficaram de fora das discussões. O evento ainda contou com uma feira da agroindústria com a produção regional, a degustação de cafés especiais e a exposição equipamentos e serviços de trinta empresas do ramo agropecuário.

Além das palestras, a Expotécnica contou com um circuito técnico para demonstrar diversas práticas e tecnologias aos produtores. Foram dez estações que trataram desde o uso de insumos para diminuir os custos e produzir mais, até as diversas cultivares de trigo, triticale e centeio disponíveis para o produtor. Em cada estação pesquisadores e extensionistas prestaram os esclarecimentos necessários aos visitantes. O público também teve acesso a informações sobre os programas e projetos oficiais dos governos federal e estadual para a agricultura familiar. Segundo os organizadores, a Expotécnica promove a interação entre produtores, instituições de pesquisas, assistência técnica, extensão rural, instituições financeiras, indústria de equipamentos, insumos, entidades públicas, colégios agrícolas, universidades federais e estaduais.