Feira Agroshow Copagril 2026 deve atrair 15 mil visitantes em Marechal Cândido Rondon 14/01/2026 - 17:03
Um dos grandes eventos do calendário agroindustrial do Paraná começou nesta quarta-feira (14), em Marechal Cândido Rondon. Trata-se do Agroshow Copagril 2026, que traz 200 expositores e deve reunir cerca de 15 mil visitantes, ao todo, nos três dias da feira. A solenidade de abertura contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Márcio Nunes, representando o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance, além de lideranças do cooperativismo, autoridades regionais e produtores rurais.
Promovido pela Cooperativa Agroindustrial Copagril, o evento acontece na Estação Experimental da cooperativa, e reúne tecnologia, inovação, geração de negócios e troca de experiências no setor. Durante o evento, Márcio Nunes ressaltou o bom momento do agronegócio paranaense e a importância das cooperativas nesse cenário. Ele reforçou que a Secretaria está com edital aberto até 1º de fevereiro para inscrição de projetos no Coopera Paraná, que nesta edição vai destinar até R$ 100 milhões a fundo perdido para cooperativas e associações da agricultura familiar. “Esse é o maior Coopera Paraná de todos os tempos. Cada Projeto de Negócio selecionado poderá receber até R$ 2,2 milhões. Essa é uma forma de proporcionar o aumento da competitividade e da renda dos agricultores do Estado”, reforçou Marcio Nunes.
O secretário lembrou que as grandes cooperativas, um dia, começaram pequenas e hoje são uma potência, como é o caso da Copagril. “Nosso papel é fazer com que as cooperativas que hoje estão dando os primeiros passos encontrem no Coopera Paraná um caminho para que possam crescer e se desenvolver”, completou o secretário.
TRILHA TECNOLÓGICA - Uma das atrações do Agroshow Copagril é a Trilha Tecnológica, com demonstrações práticas de cultivos e palestras técnicas voltadas a suinocultores e produtores de grãos. A programação inclui ainda exposição de máquinas agrícolas, tecnologias avançadas e drones de pulverização, reforçando o viés de inovação e produtividade.
Neste ano, o Salão AgroInova e Suinocultura Copagril foi ampliado, com a participação de novos expositores, fortalecendo o espaço dedicado à inovação e à cadeia da suinocultura. Outro destaque é o lançamento do 1º Ideathon Copagril, voltado à geração de ideias por meio de metodologia de inovação, com foco em soluções para desafios sociais e comunitários.










