Governador sanciona reestruturação da carreira dos servidores do IDR-Paraná 11/12/2025 - 11:16

Uma luta de vários anos chegou ao fim nesta semana. O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei nº 22.888/2025, que dispõe sobre a criação do Quadro Próprio Estatutário, adequação das carreiras, cargos e vencimentos dos servidores públicos na estrutura organizacional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

Para o secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, a restruturação da carreira dos servidores do IDR-Paraná só foi possível graças ao trabalho de muita gente. “Eu quero agradecer ao governador Ratinho Junior o compromisso que assumiu comigo”, disse.

Um dos responsáveis pela condução do processo foi Altair Dorigo, diretor de Gestão Institucional do IDR-Paraná. Foi dele a missão de encaminhar as demandas do Instituto, como viabilizar o concurso público, os planos de cargos celetistas e estatutários, renovar a frota de veículos, e realizar obras, reformas e licitações. “No andamento dos trabalhos verificamos a necessidade de alteração da Lei para a realização do concurso e do processo seletivo para contratação temporária de pessoal. O processo foi conduzido de forma brilhante pela Equipe do IDR-Paraná e teremos o ingresso no dia 05/01/26 de 173 técnicos que irão recompor as Equipes de Pesquisa, Extensão e Administrativa do Instituto”. Dorigo também destacou a aquisição de 528 veículos, graças ao apoio do Secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, que segundo ele entendeu a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos Técnicos do Instituto. “Agradecemos de forma especial ao Secretário Márcio Nunes e ao Presidente Natalino pela confiança e esperamos poder retribuí-la com a nossa dedicação e trabalho. Quero também agradecer de forma especial a todos os Servidores do IDR, que ajudam a fazer as coisas acontecerem. Ninguém faz nada sozinho e o resultado tem que ser compartilhado com todo o time. Hoje foi um dia histórico para o IDR-Paraná e para todos nós servidores da casa”, afirmou.

O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza lembrou que a restruturação da carreira abre caminho para a realização do concurso para contratação de mais 422 servidores, e com a contratação de 173 servidores pelo PSS, a partir de janeiro todos os municípios paranaenses vão ter um extensionista. “Eu preciso destacar o empenho que o secretário Marcio, junto com o secretário Norberto, tiveram na condução, na negociação, no encaminhamento desses projetos que corrigem uma distorção. Nesse momento, o governo do Estado corrige uma distorção salarial importante e valoriza os profissionais da área”, concluiu.

A Lei sancionada em nove de dezembro ajustou as Carreiras do Pessoal Celetista e Estatutário do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. Com a fusão ocorrida em 31/12/2019, o IDR-Paraná recebeu os empregados públicos oriundos da Emater e da Codapar. Como as carreiras eram diferentes, houve necessidade de criar uma carreira para os celetistas e tratar de forma isonômica os funcionários. A fusão também incorporou os servidores estatutários do Iapar e da Emater, que tinham carreiras diferentes e que da mesma forma precisavam de ajustes nas funções por questão de isonomia. Essas correções das carreiras viabilizaram o concurso público já autorizado pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior para a contratação de 422 servidores para o IDR-Paraná.

Para ver a publicação da Lei nº 22.888/2025 no Diário Oficial clique aqui .