IDR-Paraná apresenta avanços em biogás, biometano e conectividade rural durante visita de comitiva estadual no Show Rural Coopavel 10/02/2026 - 17:32

A área de Energias Renováveis do Show Rural Coopavel 2026, que ocorre de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel, recebeu na manhã de terça-feira (10) a visita do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, acompanhado por uma comitiva formada pelo diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, do diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, e demais diretores e técnicos do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) para uma apresentação dos avanços do programa Se Liga Aí, Paraná e das ações voltadas ao biogás e ao biometano no Estado.

De acordo com Herlon de Almeida, coordenador do Programa de Energias Renováveis do Paraná (RenovaPR), a visita permitiu demonstrar, na prática, como as políticas públicas estão conectando inovação tecnológica, sustentabilidade e desenvolvimento rural. Um dos destaques foi a exposição de dois caminhões movidos a biometano, abastecidos por um projeto assessorado pelo IDR-Paraná em Toledo, que realiza a purificação do biometano para a comercialização do combustível no mercado, inclusive para abastecer os próprios caminhões da propriedade.

No âmbito do Se Liga Aí, Paraná, Herlon explicou que o programa atuará em duas frentes. A primeira é a ampliação da rede de fibra óptica, com financiamento tanto para provedores de internet quanto para produtores rurais, o que vai possibilitar a extensão do sinal a comunidades rurais, inclusive as de baixa renda. A segunda frente será a implantação de torres de telefonia celular 4G, na faixa de 700 MHz, por meio de processos licitatórios conduzidos pelo IDR-Paraná, com previsão de início a partir dos próximos meses.

A iniciativa busca ampliar a cobertura de sinal no campo e garantir acesso a serviços essenciais como educação, saúde e segurança. A visita da comitiva ocorre em um momento em que o Paraná reforça sua posição de liderança nacional na transição energética aplicada ao meio rural. Durante o Show Rural Coopavel, a Vitrine do Biogás e Biometano, organizada pelo IDR-Paraná, apresenta soluções que integram a produção agropecuária ao transporte sustentável, incluindo caminhões movidos a biometano, resultado de anos de pesquisa em biotecnologia e logística de baixo carbono.

Atualmente, o Estado possui a menor carga tributária do Brasil na cadeia do biogás e do biometano, além de contar com programas de incentivo voltados aos produtores rurais, como o Banco do Agricultor Paranaense e o Renova Paraná. As iniciativas oferecem apoio financeiro para a implantação de sistemas de geração de energia renovável, fortalecendo a sustentabilidade, a autonomia energética no campo e novas oportunidades de renda para os produtores.