IDR-Paraná apresenta resultado das ações de preservação na bacia do Miringuava 23/11/2022 - 15:32

Em comemoração ao Dia do Rio, celebrado em 24 de novembro, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) reuniu nesta terça-feira os agricultores da bacia do Rio Miringuava, entidades governamentais e a comunidade para apresentar o resultado das ações realizadas em 2022 para preservação da água e desenvolvimento local. Ações essas que resultaram de uma parceria com o Movimento Viva Água da Fundação O Boticário, Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), Invest Paraná e Prefeitura de São José dos pinhais.

A ideia da parceria é conectar diversos atores para um trabalho em conjunto a favor da segurança hídrica e da adaptação às mudanças climáticas na Bacia do Rio Miringuava. O trabalho ganha relevância, pelo fato de a região contar com uma estação de captação de água o que exige mais cuidado com o meio ambiente. A bacia do Miringuava atualmente é responsável por fornecer água para 250 mil pessoas. Porém, uma nova barragem está sendo construída, e vai ampliar esse número para mais de 600 mil habitantes. A região também concentra uma das maiores densidades de produção de hortaliças do estado e tem atrativos turísticos, exigindo um cuidado especial com a área.

O IDR-Paraná acompanha os produtores da região com orientações sobre a utilização de tecnologias de cultivo que garantam uma agricultura mais limpa.

Segundo Tiago Hachmann, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná, a ação das instituições junto aos produtores tem como objetivo transformar a agricultura da região em uma prática mais limpa, sustentável e rentável. "Esperamos uma redução no uso de água para a irrigação e a diminuição do uso de agrotóxicos, contribuindo para a melhoria na disponibilidade e qualidade da água para o abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba, concluiu Hachmann.

O coordenador estadual do Programa de Recursos Naturais e Sustentabilidade do IDR-Paraná, Richard Golba, fez questão de reforçar a importância destas ações para os produtores e para a população já que é uma região que abastece todos com água e hortaliças. “Da região do Minriguava sai a nutrição para a população de Curitiba. É necessário olhar para os produtores, orientar e criar mecanismos para que consigam preservar a água, o meio ambiente e ainda manter uma agricultura lucrativa para a família. Isso é sustentabilidade”, afirma Golba.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, falou sobre a construção da nova barragem para ampliar a capacidade de abastecimento hídrico para a região. Reforçou também o desafio de preservar a água e manter o desenvolvimento econômico da região, responsável por 70% da produção de Hortaliças de São José dos Pinhais.

O gerente de Economia e Biodiversidade do Grupo Boticário, Guilherme Zaniolo Karam, fez questão de reforçar que o movimento realiza ações hoje, mas tem visão há longo prazo. De acordo com Guilherme, investir nesta região é trazer preservação da natureza e desenvolvimento econômico local para que daqui 10 anos todos possam colher os frutos e encontrar uma região bem diferente.

Outra ação do governo na localidade é o Programa de Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) que pretende valorizar a cultura e os produtos locais. Para tanto, o programa prevê a promoção dos produtos característicos da bacia no mercado regional, nacional e internacional, devido à proximidade com o Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Ainda em comemoração ao Dia do Rio, na quarta-feira, 23, foi realizado o 1º Encontro de Produtores Irrigantes da Bacia do Miringuava, para discutir aspectos legais e técnicos do uso da água para irrigação. No encontro os agricultores podem tirar dúvidas sobre outorga e dispensa de outorga com o IAT (Instituto Água e Terra), sobre políticas públicas voltadas para energia rural, com a Copel (Companhia Paranaense de Energia) e sobre tecnologias de sistemas de irrigação com a UEM (Universidade Estadual de Maringá). Além de ter acesso diversas inovações da área que serão apresentadas por empresas de irrigação e de energia solar.

Reportagem: Assessoria de Comunicação