IDR-Paraná da Lapa é pioneiro na pesquisa de búfalos em sistema agroecológico 27/09/2023 - 15:44

Para aqueles que imaginam que a criação de búfalos é viável apenas em locais quentes e úmidos as pesquisas da Estação Experimental do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IaparEmater), da Lapa, mostram o contrário. Desde 2009, a criação de búfalos em sistema agroecológico, empregando-se   manejo simples do rebanho no que se refere à alimentação, sanidade e reprodução dos animais, tem apresentado resultados promissores na produção de leite e carne. Os resultados positivos permitiram ao IDR-Paraná obter o selo de certificação orgânica pelo Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR.

Segundo a Associação Paranaense de Criadores de Búfalos (ABUPAR) a produção mundial de leite de búfala representa 12,8% do total do leite produzido. A carne de búfalo tem em média 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, 55% menos calorias, 11% a mais de proteínas e 10% a mais de minerais do que a carne de boi.

O pesquisador e veterinário José Lino Martinez, responsável pelo projeto no IDR-Paraná, enfatiza que a bubalinocultura apresenta vantagens quando comparado aos bovinos. “A rusticidade dos búfalos, o custo de produção menor, a facilidade no manejo do rebanho, os bons índices zootécnicos e a demanda crescente do leite de búfala têm feito alguns produtores migrarem dos bovinos para os bubalinos. E, ao contrário do que se imagina, os búfalos são extremamente dóceis”, afirma.

Martinez explica ainda que o rendimento do leite de búfala é superior ao de vaca na produção de laticínios. “Para se fazer 1 kg de queijo muçarela gasta-se, em média, 6 litros de leite búfala, enquanto com o leite de vaca são necessários de 9 a 10 litros”. O pesquisador destacou ainda que os bons índices zootécnicos apresentados pelo rebanho, resulta numa boa qualidade de leite (quadro 1). Enquanto os índices de natalidade média dos bovinos no Paraná são de 60%, nos búfalos é superior a 80%. A idade média de abate dos bubalinos é de 2 a 2,5 anos podendo atingir 450Kg. Outro aspecto positivo é o controle alternativo de endo e ectoparasitas que vem sendo realizada a base de produtos fitoterápicos e preparados homeopáticos.

Quadro 1 - Produção e qualidade do leite de búfala

CARACTERÍSTICAS

MÉDIA

Produção de leite (Kg/búfala/dia)

Gordura (%)

Proteína (%)

Células somáticas (x 103/ml)

U.F. Colônias bacterianas (x 103/ml)

Fonte: Estação Experimental do IDR-Paraná da Lapa.

Comercialização - Para Martinez existe um mercado emergente para a muçarela de búfala, sobretudo para a produção orgânica. No Brasil a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) criou um selo de pureza para evitar fraudes com produtos de origem bovina, destacadamente a muçarela e as carnes. É aconselhável que os produtores se organizem em cooperativas para que possam agregar valor aos produtos bubalinos e atingir uma escala de produção e comercialização diferenciada para esse produto tão inovador”, explica.

A Estação de Pesquisa do IDR-Paraná da Lapa tem recebido visitas técnicas de estudantes de graduação e pós-graduação de diversas universidades, como de cursos de Veterinária, Zootecnia e Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para acompanhar o manejo de búfalos e as vitrines de fruticultura, que é outra referência de pesquisas na região.