IDR-Paraná discute estratégias para regularização de agroindústrias 10/08/2023 - 15:02

Profissionais da agricultura, vigilância sanitária, inspeção sanitária municipal e extensionistas se reuniram, nesta quinta-feira (10), em Curitiba, para o Encontro Regional Sobre Regularização de Agroindústria da Região Metropolitana de Curitiba. A intenção do encontro foi nivelar o conhecimento a respeito da legislação e do caminho para regularização das agroindústrias com produtos de origem animal e vegetal.

O evento é uma parceria entre o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento), Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) e Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). Contou com extensa programação - entre palestras técnicas e apresentação de cases de sucesso - durante todo o dia.

Marcos Brambilla, presidente da Fetaep, abriu o evento e destacou a parceria entre as instituições para a execução do encontro. “Essa união nos permite dar passos firmes na melhoria das agroindústrias paranaenses. Ações como essa nos permite pensar em estratégias para capacitar e melhorar a renda do agricultor. Além de melhorar, é claro, a qualidade do produto entregue ao consumidor. A qualidade do leite por exemplo depende do cuidado aplicado durante todo o processo, desde a ordenha até a comercialização e exige capacitação correta. Este encontro com certeza vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou Brambilla.

Representando o IDR-Paraná, o gerente estadual Renato Viana, fez questão de reforçar que o estado, como um grande produtor de leite no Brasil, precisa focar em ações que possam mostrar o melhor caminho para que agricultor melhore a qualidade do produto. “Somos um Instituto focado no desenvolvimento rural e já está no nosso DNA o trabalho de levar informação até o agricultor, mostrar ferramentas e tecnologias que permitam melhorar a qualidade de vida no campo. E aqui temos a oportunidade de encontrar o melhor caminho para a regularização das agroindústrias do estado. Todo nosso corpo técnico está à disposição para este trabalho”, disse Viana

A agroindústria é responsável pela transformação e processamento dos produtos provenientes da agropecuária, promovendo dessa forma maior integração do meio rural com a economia de mercado. O IDR-Paraná atende mais de mil agroindústrias em todo o estado com capacitação, orientação técnica e acompanhamento. Sempre pensando na qualidade do produto, na geração de renda ao agricultor e na qualidade da vida no campo.

Ozana Padilha Moreira, da queijaria Serra dos Macacos de Nova Laranjeiras do Paraná é uma destas agroindústrias atendidas e fez questão de mandar um vídeo contando um pouco sobre sua experiência. Hoje a queijaria processa cerca de 300 litros de leite por dia. Ou seja, cerca de 30 quilos de queijo. Uma agroindústria familiar que iniciou na produção de leite há cinco anos e resolveu investir numa agroindústria para agregar valor ao produto.

Como anteriormente trabalhavam em outro segmento precisaram se capacitar e aprender a lidar com os animais para obter um leite de maior qualidade - a base para um bom queijo. Foi aí que procuraram auxílio com os técnicos do IDR-Paraná. “Não tínhamos conhecimento nem para comprar os animais. Tomamos algumas decisões equivocadas no início, mas com a ajuda dos técnicos fomos aprendendo e hoje já temos intenção de ampliar nossa produção”, conta Osana.

“No início vendíamos na informalidade, até que o volume de produção aumento e construímos nossa agroindústria. Com 60 dias finalizamos a regularização, o que nos abriu portas para o comércio. A regularização é um pouco trabalhosa, mas é essencial para o crescimento. Traz mais credibilidade ao produto e com isso mais renda” reforça Rosana sobre a iniciativa de sair da informalidade.

Presenças – Também participaram do evento Valdenir Veloso Neto, representando a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Otamir Cesar, diretor-presidente da Adapar e Liverci Silveira Filho, secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos de Curitiba.