IDR-Paraná e Embrapa-Soja iniciam Giro Técnico da Soja Safra 2023/2024 04/12/2023 - 14:09

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), em parceria com a Embrapa-Soja, inicia em dezembro o Giro Técnico da Soja-Safra 2023/2024. Durante todo o mês serão realizados dezesseis encontros de produtores, técnicos e pesquisadores, nas principais regiões produtoras do estado. O objetivo é apresentar aos participantes boas práticas agrícolas, além dos resultados dessas tecnologias aplicadas no campo. Na oportunidade também serão discutidas estratégias de combate à ferrugem asiática da soja. Os primeiros encontros serão realizados no dia 4, em Ângulo e Jussara. A organização espera a participação de mil produtores no Giro Técnico da Soja neste ano.

De acordo com Edivan José Possamai, coordenador estadual do Projeto Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná, o giro técnico vem sendo realizado, há dez anos, em parceria com a Embrapa-Soja e é o momento quando os agricultores que participam do projeto podem relatar como as novas tecnologias foram aplicadas em suas propriedades e os resultados obtidos. São práticas como o Manejo Integrado de Pragas (MIP), a fixação biológica de Nitrogênio, o manejo de solos, tecnologias de aplicação de produtos na lavoura e Manejo Integrado de doenças (MID). “Estamos num período em que a  rentabilidade da soja vem diminuindo. Além disso, há uma demanda da sociedade por uma agricultura de menor impacto ambiental. As práticas divulgadas durante o Giro podem contribuir para que o produtor tenha uma lavoura rentável e preserve o meio ambiente”, afirmou Possamai.

Para o pesquisador André Mateus Prando, o Giro Técnico, além de apresentar os resultados obtidos nas unidades de referência técnica, implantadas em áreas de agricultores, promove o intercâmbio entre os diferentes elos do processo produtivo. “Esse evento promove realmente uma troca de informações muito boa entre o produtor, a assistência técnica e a pesquisa: todos saem ganhando com essas aproximação”, diz Prando. “É a oportunidade para mostrarmos que a adoção do Manejo Integrado de Pragas e doenças, por exemplo, traz ganhos econômicos e ambientais, assim como a adoção da Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN)”,diz.

O pesquisador explica que a adoção da FBN, via coinoculação da soja com bactérias fixadoras de nitrogênio e promotoras de crescimento, promove um incremento de produtividade médio de 8,2%. Esse percentual representa benefícios na ordem de R$ 575,00 por hectares. “Além de ser uma prática bastante rentável, ajuda o meio ambiente por dispensar o uso de fertilizantes nitrogenados na cultura da soja”, destaca.

Ferrugem asiática - Uma das maiores preocupações dos produtores neste ano é a ocorrência da ferrugem asiática, já que o controle da doença exige a aplicação de fungicida e, consequentemente,  aumenta os custos de produção. Possamai informou que a umidade excessiva, favorecida pelas precipitações em ano de El Niño, fez com que a ferrugem fosse verificada mais cedo nesta safra no Paraná. Ele acrescentou que a doença já detectada nas regiões de Pato Branco, Cascavel, Toledo, Campo Mourão, Londrina, Cornélio Procópoio, Dois Vizinhos e Ponta Grossa.

Uma das práticas mais importantes para o manejo da ferrugem é o uso de coletores de esporos, atualmente instalados em 180 áreas no estado. Os equipamentos coletam os esporos do fungo causador da doença e, somado às condições de temperatura e umidade, indicam o momento certo de fazer a aplicação de fungicidas nas lavouras. Possamai ressalta que essa estratégia está se consolidando como um modelo de produção sustentável de soja.

Redução de custos - Outra estratégia é o MIP (Manejo Integrado de Pragas) que indica ao produtor o momento adequado de fazer o controle de pragas e evitar danos à produção. “O MIP pode reduzir pela metade o número de aplicações de inseticidas e o MID (Manejo Integrado de Doenças) reduz em até 40% as aplicações de fungicidas, sem comprometer a produtividade das lavouras. Essas práticas revertem em mais renda para o produtor, menor custo de produção e menor impacto ambiental, trazendo benefícios para a sociedade como um todo”, concluiu. Informações a respeito do Giro Técnico, bem como a localização das propriedades onde vão acontecer os encontros podem ser obtidas nos escritórios do IDR-Paraná.

A seguir o calendário dos encontros:

Data Horário e Local

8h30 Ângulo e 13h30 Jussara