IDR-Paraná e Embrapa Soja realizam Giro Técnico da Soja safra 2022/2023 17/11/2022 - 09:31

A busca por uma produção de soja mais sustentável é uma demanda da sociedade e uma necessidade dos produtores. Para contribuir com este objetivo, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e a Embrapa Soja deram início ao Giro Técnico da Soja – Safra 2022/2023, nesta quarta-feira, 16, em Maringá.

O evento vai percorrer as diversas regiões produtoras de soja do estado do Paraná. A ideia é apresentar diferentes sistemas de boas práticas na produção. O Giro Técnico da Soja é uma metodologia que promove o encontro de pesquisadores, extensionistas, técnicos e agricultores, para discutir estas boas práticas.

De acordo com Edivan José Possamai, coordenador estadual do Programa Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná, o Paraná é uma referência nacional em adoção de tecnologias e produtividade no cultivo da soja. Porém ainda há espaço para que o estado se consolide como modelo de produção sustentável da oleaginosa. “Dentre estas boas práticas, destaca-se o manejo integrado de pragas (MIP), que tem demonstrado a possibilidade de reduzir pela metade as aplicações de inseticidas, e o manejo integrado de doenças (MID) que indica redução de 40% nas aplicações de fungicidas sem comprometer a produtividade da lavoura. Isto se reverte em mais renda para o produtor e menos impacto ambiental, que traz benefício para a sociedade como um todo”, afirma Edivan.

Para este ano, os temas a serem abordados serão:
•    Manejo Integrado de Pragas da Soja (MIP-Soja);
•    Manejo Integrado de Doenças da Soja (MID-Soja)
•    Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários;
•    Fixação Biológica de Nitrogênio;
•    Manejo de Solos em Sistemas de Produção de Grãos.

Abaixo segue o cronograma dos locais:

Cronograma do Giro Técnico
Data Horário Região Município