IDR-Paraná e prefeitura de Cerro Azul formalizam termo de cooperação 20/12/2021 - 14:26

A administração de Cerro Azul e representantes do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) assinaram neste mês, um termo de cooperação para incentivar o desenvolvimento do município. O plano de trabalho envolve desde melhorar os plantios de tangerina ponkan, até capacitar os produtores, criar novos canais de comercialização e instalar uma escola de ensino técnico voltada à formação dos filhos de agricultores da região.

O prefeito Patrik Magari ressaltou que o termo de cooperação é bem vindo. "Essa parceria vai beneficiar a agricultura familiar que é a grande mola propulsora da economia do município. Vamos desenvolver ações em conjunto, buscando uma produção com mais qualidade num município que já é referência em volume de produção no Vale do Ribeira", observou. Segundo Magari, até hoje as duas instituições vinham trabalhando separadamente e isso, muitas vezes, tem diminuído os resultados das ações.  "Agora o impacto será maior na melhoria da vida dos agricultores familiares. Com o termo estamos somando forças e poderemos visualizar um trabalho conjunto. Teremos mais assertividade nas ações e no que é preciso desenvolver no município" completa.

Produção e comercialização
Magari adianta que o plano define ações na área de citricultura, levando aos agricultores variedades de mais qualidade e mais produtivas. Além disso, o cultivo de aipim de mesa deve ganhar mais atenção. "Vamos também fortalecer ações na pecuária com a introdução da raça Purunã, incentivo à implantação de sistemas agroflorestais e produção de hortifrutis em geral", ressaltou. O prefeito disse ainda que a intenção é fazer com que os pomares de citros, por exemplo, tenham produção melhor distribuída ao longo do ano, evitando os prejuízos da sazonalidade.

Orival Stolf, gerente regional do IDR-Paraná, lembra que o plano de trabalho discutido com a prefeitura é parte do termo de cooperação e estabelece diversas ações nas principais cadeias produtivas do município. "Vai desde a implantação de Unidades de Referência para a difusão de novas tecnologias, até a capacitação de viveiristas para a produção de mudas, organização dos produtores voltada à comercialização e acesso das cooperativas e associações do município na Ceasa", explicou. Além disso, Stolf destacou a estruturação da rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que vai contar com a participação da Prefeitura, IDR-Paraná e parceiros.

Escola técnica
O plano ainda prevê levar aos agricultores alternativas de produção como o maracujá, uva, pitaya, cana-de-açúcar, pequenas frutas e o turismo rural, todas atividades que têm como objetivo incentivar o desenvolvimento rural sustentável. "Cerro Azul é um município estratégico no Vale do Ribeira. Hoje 71% da sua população vive no meio rural e o município lidera o processo de estímulo à agricultura familiar", destaca Stolf.

Uma outra ação importante será a preparação do ambiente para buscar a instalação de uma escola técnica voltada aos jovens filhos de agricultores da região.  "Esta é uma demanda com a qual a gente se depara todo dia. Uma boa parte dos jovens sai de Cerro Azul em busca de capacitação em outros municípios. Queremos trazer essa capacitação para o município e fazer com que os jovens se profissionalizem e percebam o potencial que as suas propriedades têm", concluiu o prefeito.

Reportagem: Roberto Monteiro