IDR-Paraná finaliza nova cultivar de milho branco 05/07/2023 - 14:22

Está em fase final de testes e encaminhamentos legais a cultivar de milho branco IPR W225, desenvolvida pela área de melhoramento genético do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) para atender esse nicho de mercado no Brasil e também para exportação.

“Com certeza vai dominar o mercado, assim como aconteceu com IPR 127”, aponta Vânia Moda Cirino, diretora de pesquisa do IDR-Paraná.

IPR W225 chega para substituir a cultivar IPR 127, também do IDR-Paraná, que, por sucessivos anos, vem obtendo a preferência dos produtores e é utilizada em aproximadamente 90% da área cultivada com o cereal no Brasil, conforme o engenheiro-agrônomo Paulo Zacheo, gerente de produtos e serviços da instituição.

“IPR W225 supera a antiga cultivar em produtividade, tolerância ao enfezamento e qualidade para o processamento industrial”, sintetiza o pesquisador Deoclécio Domingos Garbuglio.

A nova cultivar será entregue ao setor produtivo tão logo sejam concluídos o processo de registro no Mapa (Ministério da Agricultura e do Abastecimento).

MILHO BRANCO — O milho branco tem presença significativa no mercado brasileiro devido à demanda para fins culinários e gastronômicos, especialmente a elaboração de canjica e fubá.

A produção é distribuída por todo o Brasil, com destaque para o Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Goiás. A demanda vem se mantendo estável ao longo dos anos.