IDR-Paraná fomenta o Turismo Rural e a produção agropecuária na EXPOINGÁ 2023 28/04/2023 - 11:48

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater) estará na EXPOINGÁ 2023. Com 12 Unidades Didáticas o Instituto tem como proposta demonstrar o potencial produtivo e turístico da região. AGROMUSEU é o nome do espaço, organizado em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), e a Sociedade Rural de Maringá.

O gerente regional do IDR-Paraná, Pedro Cécere Filho, que é o responsável pela organização do espaço, conta que mais de 60 técnicos do IDR-Paraná, entre extensionistas e pesquisadores, estão escalados para receberem os visitantes nesta edição. “A EXPOINGÁ é uma oportunidade para que os servidores do IDR-Paraná possam disseminar informações aos agricultores locais com ênfase nas principais cadeias produtivas da região”, relata Pedro.

Para Carolina Veras, técnica do Instituto e nomeada como prefeita do espaço, o grande diferencial desta edição está no incentivo do Turismo Rural. A finalidade é demonstrar que todas as propriedades podem diversificar a fonte de renda com o Turismo Rural, independente do segmento. “Todos os espaços serão adaptados como se fossem receber turistas, com objetos e arranjos da decoração rural. É uma forma de incentivar os produtores e promover a geração de renda no campo”, afirma Carolina.

Os visitantes também terão acesso às informações sobre os roteiros turísticos do estado. Como a Rota do Queijo, Caminhadas na Natureza, Rota da Uva, além de um espaço de 18m2 destinado, exclusivamente, para exposição e comercialização de artesanatos regionais.

Destaque também para as abelhas que vão ganhar um espaço especial. No formato do estado do Paraná e das logos parceiras serão confeccionados quatro “chalés das abelhas” - estruturas de metal com pedaços de madeiras furadas para que as abelhas possam se reproduzir - que serão Instalados sobre pallets de madeira para mostrar as diferentes espécies existentes. O local conta também com seis canteiros de flores destinados ao pasto destas abelhas e um espaço chamado Vila do Mel com exposição de produtos apícolas e equipamentos para produção do mel.

Relógio do Corpo Humano – Na unidade de Agroecologia e Olericultura, além de estufa adaptada para captação de água pluvial para a irrigação e um espaço com hortas verticais, o visitante vai conhecer o Relógio do Corpo Humano, que é uma mandala com plantas medicinais organizadas de acordo com sua função medicinal e o melhor horário de consumo. Numa visita rápida será possível identificar qual planta é indicada para diferentes tratamentos e em qual horário deve ser ingerida.

Energia solar – Placas solares serão instaladas nesta unidade para fornecer energia que deve abastecer o sistema de irrigação da estufa que fica ao lado e o escritório administrativo do AgroMuseu. As políticas públicas de incentivo à geração de energias renováveis no campo também serão expostas neste espaço. Técnicos do IDR-Paraná vão tirar dúvidas e passar informações sobre o RenovaPR que facilita o acesso do agricultor paranaense à financiamentos para investir em geração própria de energia. Lançado em agosto de 2021, O RenovaPR já investiu mais de R$ 1 bilhão em projetos para instalação de Placas Solares ou para geração de energia através do Biogás/Biometano.

Oficina para produção de queijos artesanais, exposição de produtos da agroindústria regional, de produtos da Ceasa, informações sobre a cultura do café, paisagismo, sistemas diferentes de irrigação e óculos de realidade virtual que mostra como deve ser uma agroindústria de queijos também serão oferecidos nesta edição do AgroMuseu.

Eventos técnicos – Concentrados na segunda semana de feira o IDR-Paraná organizou uma vasta agenda de eventos e oficinas para os visitantes. Entre os eventos está o Encontros de Secretários Municipais de Agricultura que deve contar com a presença do secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara. Para acessar a lista completa dos eventos e oficinas e fazer a inscrição clique AQUI.

A feira – A 49º EXPOINGÁ (Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá) acontece de 04 a 14 de maio de 2023 na região noroeste do estado. Com o tema “O Agro Em Movimento” a feira é realizada pela Sociedade Rural de Maringá e vai contar com mais de 1,3 mil expositores. A EXPOINGÁ movimenta cerca de R$ 700 milhões em negócio por ano e recebe em torno de 550 mil visitantes nos 10 dias de evento.