IDR-Paraná investe em parcerias para fomentar a comercialização de sementes em outros estados 26/09/2023 - 14:03

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura paranaense, impulsionando a inovação, a sustentabilidade e o crescimento econômico. O Instituto vai além da pesquisa e extensão rural, buscando fomentar o setor agrícola como um todo. Através da Diretoria de Gestão de Negócios, são estabelecidas parcerias estratégicas com empresas privadas, cooperativas e associações, visando promover a comercialização das sementes produzidas pelo instituto.
O IDR-Paraná é reconhecido pelo pioneirismo e pela qualidade das sementes e cultivares criadas e, através de pesquisas e desenvolvimento, busca constantemente aprimorar as variedades de sementes. Os parceiros e multiplicadores desempenham um papel essencial nesse processo, pois são responsáveis por disseminar as sementes produzidas pelo IDR-Paraná em diferentes regiões do país. Para o gerente estadual de Produtos e Serviços, Paulo Zaccheo, essa parceria fortalece a cadeia produtiva, permitindo que mais agricultores tenham acesso a sementes de alta qualidade, adaptadas às suas necessidades específicas. “Como forma de estreitar ainda mais essas parcerias comerciais o IDR-Paraná articulou visitas técnicas de pós-venda e fomento. Este contato a campo tem o objetivo de apresentar as novas cultivares e suas potencialidades, promover soluções, manter a fidelização e trazer novas parcerias” concluiu Zaccheo.
Essa relação vai além das fronteiras do estado. As visitas técnicas começaram pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas e Goiás. “Contatamos várias empresas do setor de sementes, elaboramos um relatório com dados importantes captados em cada uma delas e apresentamos as demandas ao Instituto. Cada uma com suas dores e prioridades” disse Jair Pedro Vendruscolo, Coordenador de Produtos e Serviços. 
“O que mais nos incentiva nessa missão é poder ajudar e suprir as necessidades, contribuindo para o aumento da produtividade e a melhoria da rentabilidade dos agricultores” completa Horácio Juliatto, técnico do Instituto que acompanhou as visitas.
A parceria entre os multiplicadores e parceiros fortalece esse compromisso com a melhoria de renda para o produtor rural, levando as sementes e cultivares criadas pelo IDR-Paraná para diferentes regiões do país, beneficiando agricultores e contribuindo para o avanço do agronegócio brasileiro.