IDR-Paraná lança aplicativos para a agropecuária na ExpoLondrina 03/04/2023 - 15:34

Ferramentas já estão disponíveis no Google Play e Apple Store

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) vai entregar quatro novos aplicativos para celular durante a 61ª ExpoLondrina. A cerimônia de lançamento acontecerá na terça-feira, 11 de abril, às 9 horas, no auditório “Gerando Valor” (Pavilhão SmartAgro), com presença do secretário da agricultura e do abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara.

“São funcionalidades que beneficiam toda a sociedade. Elas contribuem para aumentar a produtividade e renda dos produtores; também ajudam a entender parâmetros climáticos que permitem maior cuidado com o meio ambiente”, aponta o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza.

CLIMA - Três dos novos aplicativos abordam aspectos climáticos que têm impacto direto nas lavouras. “Variáveis climáticas influenciam toda a dinâmica da produção agropecuária, são informações cruciais para o planejamento e decisões no dia a dia”, aponta o pesquisador Pablo Ricardo Nitsche.

Em versão revisada e atualizada, o “IDR-Clima” apresenta em tempo real as condições meteorológicas nas regiões produtoras. As informações são obtidas em mais de 60 estações meteorológicas distribuídas pelo Estado, e abrangem temperatura (mínima, média e máxima), chuva, velocidade do vento, radiação solar e umidade relativa do ar. O usuário tem ainda acesso ao monitoramento das condições de umidade do solo e à previsão do tempo.

O “ClimAtlas-19”, por sua vez, é um boletim técnico digital que traz uma compilação de dados obtidos em 40 anos de operação das estações meteorológicas do IDR-Paraná e do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

São 188 mapas com informações sobre o comportamento histórico de chuvas, temperatura máxima e mínima, radiação, insolação, vento e evapotranspiração.

Já o aplicativo “Estiagem Paraná” apresenta — em intervalos de dez dias — o risco de veranicos ao longo do ano para 253 municípios do Estado.

SOJA - Destinado a uso direto no campo por produtores e técnicos, o aplicativo “GID Pragas da Soja” é fartamente ilustrado e foi desenvolvido para facilitar o reconhecimento dos principais insetos e ácaros que ocorrem na cultura. As descrições usam linguagem simples, quase coloquial.

É uma ferramenta pensada para agricultores e profissionais interessados em praticar o manejo integrado, de acordo com o pesquisador Humberto Godoy Androcioli.

O desenvolvimento do “GID Pragas da Soja” contou com financiamento da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e do Programa Universidade Sem Fronteiras.

Todos os aplicativos do IDR-Paraná podem ser baixados gratuitamente no Google Play e na Apple Store.

EDITAL - O IDR-Paraná também lança na ExpoLondrina o “Push Innovation Paraná 2023”, um edital de inovação aberta com o objetivo de promover ações de

pesquisa, desenvolvimento e inovação na agropecuária por meio de parcerias com startups, empresas e empreendedores.

A iniciativa utiliza recursos financeiros do fundo de inovação da instituição e é realizada em parceria com a Fapeagro (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio).

Serão selecionadas até 14 propostas voltadas à solução de problemas tecnológicos em todo o Estado. Cada uma dela receberá R$ 50 mil para o plano de trabalho, que será desenvolvido com a supervisão de pesquisadores o IDR-Paraná.

EXPOLONDRINA - Um dos maiores eventos do agronegócio nacional, a ExpoLondrina chega à 61ª edição conjugando uma agenda técnica e de entretenimento que atrai visitantes de todo o Brasil.

Este ano, acontece de 6 a 16 de abril, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina. Mais informações podem ser obtidas em www.expolondrina.com.br.

Serviço

IDR-Paraná - lançamento de aplicativos para a agropecuária

Data: 11 de abril, terça-feira

Horário: 9 horas

Local: Auditório “Gerando Valor”, no Pavilhão SmartAgro da ExpoLondrina — Parque de Exposições Governador Ney Braga, Londrina – PR