IDR-Paraná lança aplicativos para a agropecuária na ExpoLondrina 11/04/2023 - 15:30

Ferramentas já estão disponíveis no Google Play e Apple Store

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) lançou quatro aplicativos para celulares dirigidos a produtores e técnicos em evento realizado nesta terça-feira (11) na 61ª ExpoLondrina.

Três das novas ferramentas digitais trazem funcionalidades relacionadas ao clima.
“São variáveis que influenciam toda a dinâmica da produção agropecuária, são informações cruciais para o planejamento e decisões no dia a dia da atividade”, apontou o pesquisador Pablo Ricardo Nitsche.

O IDR Clima apresenta em tempo real as condições meteorológicas nas regiões produtoras. As informações são obtidas em mais de 60 estações meteorológicas distribuídas pelo Estado, e abrangem temperatura (mínima, média e máxima), chuva, velocidade do vento, radiação solar e umidade relativa do ar.

Uma das funcionalidades mais importantes do IDR Clima é o acesso ao radar meteorológico do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), que permite visualizar instabilidades atmosféricas de 15 em 15 minutos. O usuário tem ainda informações do monitoramento das condições de umidade do solo, explica Nitsche.

ClimAtlas-19 é um boletim técnico digital que apresenta uma compilação de dados obtidos em 40 anos de operação das estações meteorológicas do IDR-Paraná e do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). São 188 mapas com informações sobre o comportamento histórico de chuvas, temperatura máxima e mínima, radiação, insolação, vento e evapotranspiração.

O aplicativo Estiagem Paraná — em intervalos de dez dias — faz a quantificação do risco de veranicos ao longo do ano para 253 municípios do Estado. “Este é o evento climático mais crítico para agricultura, faltou água não tem produção”.

Por fim, o aplicativo GID Pragas da Soja foi desenvolvido para uso direto no campo por produtores e técnicos interessados em fazer o manejo integrado de pragas em lavouras da oleaginosa. A ferramenta é fartamente ilustrada e apresenta as descrições em linguagens simples para facilitar o reconhecimento dos principais insetos e ácaros que ocorrem na cultura.

Inovação - Presente no evento, o secretário de agricultura e do abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara destacou a importância das inovações digitais. “Estamos rumando para o ultrarrefinamento da agricultura e ampliando o grau de assertividade. Vai ser cada vez menor a presença do empirismo nas decisões, informação, ciência e conhecimento serão cada vez mais necessários para o agricultor melhorar o desempenho e produzir mais e melhor com menos”, afirmou.

No mesmo sentido, o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, enfatizou o impacto das novas ferramentas. “Temos no Paraná uma grande agricultura, mas ela se transforma dia a dia. Essa é uma extraordinária entrega da pesquisa pública. Um esforço para oferecer instrumentos que possibilitem aos nossos produtores ganhar em eficácia”, afirmou.

Vania Moda Cirino, diretora de pesquisa e inovação do IDR-Paraná, realçou o caráter prático dos lançamentos. “Essas ferramentas ajudam a planejar a safra de modo a evitar períodos críticos de natureza climática e, ainda, tomar decisões sobre o melhor momento de efetuar o controle de pragas na cultura da soja”, sintetizou.

A diretora adiantou que estão em fase de finalização pelo IDR-Paraná um aplicativo para monitorar o risco de geada no Estado e um outro que será capaz de quantificar o número de horas de frio, informação importante para a fruticultura de clima temperado.

Além dos aplicativos hoje lançados, no estande que o IDR-Paraná montou no Pavilhão SmartAgro da ExpoLondrina é possível conhecer detalhes das ferramentas Vendo Meu Peixe, destinado a aproximar piscicultores e empresas de comercialização e abatedouros; Rede Campo, desenvolvido para aproximar produtores e consumidores e, assim, estimular a comercialização de alimentos da agricultura familiar; além de folhetos digitais com informações sobre a cultivar de canola IPR 212 e de milho IPR 216.

Todos os aplicativos do IDR-Paraná estão disponíveis gratuitamente no Google Play e Apple Store.

Presença - Participaram da solenidade Marcelo El-Kadri e Renan Vinicius Salvador, diretor-presidente e diretor de inovação da Sociedade Rural do Paraná; o diretor-presidente da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Eder Eduardo Bublitz; Antonio Carlos Barreto, chefe do regional da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná) em Londrina; Zilda Andrade, pró-reitora da UEL (Universidade Estadual de Londrina); Rafael Fuentes Llanillo, Diniz Dias Doliveira e Cristovon Videira Ripol, respectivamente diretor de integração, diretor de extensão rural e gerente regional do IDR-Paraná; Áureo Francisco Lantmann, diretor da Fapeagro (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio), além de pesquisadores, técnicos e lideranças do setor.