IDR-Paraná lança milho de dupla aptidão 01/07/2022 - 09:09

O milho variedade também tem seu papel no mercado, defendem os pesquisadores do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater). Por essa razão, a instituição está entregando ao setor produtivo a cultivar IPR 216, que tem características para agradar tanto produtores interessados em reduzir custos de produção quanto aqueles que buscam uma boa alternativa para fazer silagem.

A nova variedade tem porte médio, boa tolerância ao acamamento e quebramento, ciclo precoce, bom comportamento em relação às principais doenças da cultura, espigas bem empalhadas e elevada produtividade para um milho variedade. É indicada para todas as regiões produtoras do país.

“IPR 216 tem potencial para produzir em torno de 80% de um híbrido de alto rendimento”, explica o pesquisador Pedro Mário de Araújo, que trabalhou no desenvolvimento do novo material. Para uso como silagem, a produção pode chegar a 55 toneladas por hectare.

O milho variedade é obtido pela seleção de plantas dentro de uma mesma população. Costuma ser mais rústica e, por isso, mais tolerante a condições desfavoráveis de solo e clima. Já o híbrido resulta de cruzamento entre linhagens diferentes e, em geral, necessita condições ótimas de fertilidade e umidade do solo.

IPR 216 é uma boa opção para produtores que, como estratégia, adotam tecnologias de baixo custo ou que buscam minimizar perdas em plantios de risco. “Como o custo da semente é menor, é uma boa opção para a segunda safra”, indica Araújo.

Reportagem: Edmilson Liberal