IDR-Paraná mostra viabilidade do cultivo de cereais de inverno em Ponta Grossa 19/09/2023 - 10:12

Com o objetivo de capacitar profissionais que trabalham com a assistência técnica direta aos produtores de grãos o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) realiza, de 20 a 22 de setembro, em Ponta Grossa, o curso sobre Cultivo de Cereais de Inverno. O evento faz parte da programação técnica da Feira Agropecuária Transforma Agro Paraná-2023 que começa nesta terça-feira (19).

Segundo o extensionista Germano Kusdra, coordenador do projeto Centro-Sul de Feijão e Milho do IDR-Paraná, o Estado tem entre 2 e 2,5 milhões de hectares de solos agricultáveis ociosos no período do outono-inverno. Área que pode ser ocupada com o plantio de culturas como trigo, triticale, aveia granífera e cevada e que ajuda o produtor a incrementar a renda de sua família e ainda qualificar os sistemas de produção de grãos estabelecidos na primavera e no verão.

"Este treinamento tem a finalidade de atualizar os profissionais técnicos sobre essas culturas para que eles, no contato com os produtores, possam mostrar com segurança a oportunidade de negócio que representa o plantio dos cereais de inverno. Além de orientar na aplicação de tecnologias recentemente desenvolvidas pela pesquisa e, ainda, prestar orientação sobre questões de mercado", detalha Kusdra.

A abordagem prática, no dia 21 a partir das 13h00, será no Polo de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná de Ponta Grossa. Durante esta modalidade prática os agricultores interessados também poderão participar. "Temos lá um campo muito bonito, com área de dois hectares, todo ele ocupado com o cultivo de trigo, triticale, aveia granífera, aveia forrageira, cevada e também com plantas de cobertura do solo que - com a produção de palhada e raízes - podem dar mais qualidade ao sistema de plantio direto. Os participantes terão a oportunidade de conferir todas essas plantas em desenvolvimento e esclarecer as suas dúvidas com extensionistas e pesquisadores ", conta Kusdra.

Nos dias 21 e 22 serão apresentados conteúdos teóricos destinado aos técnicos.

Serviço:
Treinamento sobre Cultivo de Cereais de Inverno - Mercado e manejo para melhorar a rentabilidade e aumentar a produtividade
Data: 20, 21 e 22 de setembro de 2023
Local: Arena Transforma Agro Paraná, Ponta Grossa.
Público: Apenas para profissionais.
Inscrição: Site do IDR-Paraná.

Tarde de campo sobre cereais de inverno
Data: 21 de setembro de 2023
Horário: 13h00
Local: Polo de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná em Ponta Grossa. BR-376, Km 495.
Público: Profissionais técnicos e agricultores - Não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelo telefone: (42) 3219-9700