IDR-Paraná orienta como utilizar técnica para proteger o solo durante estiagem 12/11/2020 - 17:10

Apesar da volta das chuvas, muitas regiões paranaenses ainda estão sujeitas a altas temperaturas e pouca umidade. Nestas condições, ganha importância o monitoramento da temperatura do solo, trabalho realizado por produtores de Quinta do Sol, município da região noroeste do Estado, com a orientação dos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná).

De acordo com o engenheiro agrônomo Bruno Ribeiro Ananias, do IDR-Paraná de Quinta do Sol, em tempo de estiagem, a soja passa por um período crítico por falta de água e altas temperaturas do solo. Estas condições prejudicam o desenvolvimento da lavoura e é preciso adotar algumas práticas para reduzi-las e manter a umidade da terra.

“Entre essas ações, se destacam a formação e a manutenção da palhada no sistema de plantio direto. Esse material vai garantir resultados importantes na manutenção da umidade do solo e na regulação da temperatura”, explicou Ananias.

A palhada é formada pelos resíduos vegetais que ficaram no solo, após a colheita da lavoura anterior. Como ela faz uma cobertura na terra, isto interfere na temperatura do terreno, que pode ser verificada com o auxílio de um termômetro infravermelho. O equipamento possibilita comparar a temperatura dos locais protegidos por palhada dos que não têm uma cobertura e estão expostos ao sol.

Na propriedade do produtor Armando Rodrigues Neto, o resultado da medição foi surpreendente. Na área descoberta registrou-se uma temperatura de 73ºC, enquanto na área com a palhada da cultura anterior o termômetro marcou apenas 35ºC. A diferença de 38°C comprovou a eficácia da palhada sobre o solo. O produtor destacou que conhecia a importância desta técnica. E a aferição pelo termômetro infravermelho comprovou a necessidade de continuá-la.

O extensionista destacou que a manutenção da palhada na lavoura é uma prática que deve ser melhorada e ampliada na região. “Em épocas de longas estiagens, como a que ocorre atualmente no Paraná, ou mesmo durante curtos veranicos, a prática do plantio direto com qualidade pode fazer a diferença na produtividade da lavoura e na rentabilidade do agricultor. Solo bem coberto significa condições adequadas de temperatura e umidade para o bom desenvolvimento das plantas e o sucesso da safra”, concluiu o agrônomo.

Repórter: Roberto Junior Monteiro