IDR-Paraná participa da 39ª Mercosuper 29/03/2022 - 10:51

Ocepar, Ceasa e IDR-Paraná vão participar da Mercosuper 2022, a 39ª edição da Feira e Convenção Paranaense de Supermercados. O evento será realizado de 5 a 7 de abril, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba e vai reunir representantes de diversos segmentos. O Paraná é responsável por quase 10% do faturamento supermercadista brasileiro, o que ressalta a importância da feira. Cerca de 300 marcas estarão nos estandes e durante a feira serão realizadas palestras e workshops.

Após dois anos de interrupção, por causa da pandemia, neste ano a Mercosuper volta ao formato 100% presencial. Segundo Carlos Beal, presidente da APRAS (Associação Paranaense de Supermercados), a feira deste ano será 50% maior que a última edição e contará ainda com novos espaços para mostrar a força das cooperativas, Centrais de Abastecimento e produção orgânica. Na opinião de Beal esses espaços promovem a aproximação desses segmentos com o varejo no estado e como os supermercados eles representam a força da economia do Paraná. "A Apras enxerga esses segmentos como verdadeiros parceiros nesta missão de entregar os melhores produtos e serviços ao consumidor", afirmou Beal.

Cooperativas e IDR-Paraná

A Mercosuper terá 2.600 metros quadrados dedicados ao Espaço Paraná Cooperativo que contará com estandes de cooperativas que atuam no varejo, além de um estande institucional do Sistema Ocepar. De acordo com José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, atualmente mais de 50% da produção recebida pelas cooperativas é industrializada, resultando em um portfólio diversificado de produtos alimentícios que se destacam pela qualidade, praticidade e garantia de origem. "A Mercosuper é uma vitrine de produtos destinados ao varejo e devido à forte atuação das cooperativas nesse segmento a feira é muito importante para divulgarmos produtos, contatar clientes, concretizar negócios e promover a imagem do cooperativismo", afirmou.

Por meio de uma parceria firmada entre o Sistema Ocepar e IDR-Paraná nove cooperativas de agricultores familiares estarão participando desse espaço. São cooperativas que lidam com a produção de hortifrutigranjeiros e mel, todas elas contam com a assessoria do IDR-Paraná. Para Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do Instituto, a feira é uma oportunidade para que a sociedade e os empresários do ramo alimentício possam conhecer os produtos paranaenses, aumentando as oportunidades de negócios para os produtores. "Vemos na Mercosuper uma ótima chance para fomentar o consumo dos produtos paranaenses e para fazer novos negócios. A participação de pequenas cooperativas de hortifrutigranjeiros na feira vem ao encontro de uma das missões do IDR-Paraná que é oferecer ferramentas para que o agricultor familiar possa melhorar sua renda, além de promover a difusão de alimento seguro para a sociedade", destacou Souza. A produção que as cooperativas vão levar à feira é diversificada: sucos, cogumelos, folhosas, frutas, legumes, verduras, farinha de mandioca e doces. Além disso, os visitantes do espaço poderão experimentar o Café das Mulheres, produção do Norte Pioneiro que também conta com o acompanhamento da Extensão Rural.

O Paraná conta atualmente com 216 cooperativas que agregam 2,7 milhões de cooperados e geram 127,7 mil empregos diretos. As cooperativas respondem por 64% do PIB agropecuário do Paraná e possuem 120 plantas agroindustriais, atendendo o mercado interno e exportando para mais de 150 países. As cooperativas estão presentes nos ramos agropecuário, crédito, saúde, transporte, infra estrutura, consumo e produção de bens e serviços. Durante a feira o Sistema Ocepar também vai divulgar o movimento SomosCoop, uma ação nacional coordenada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com o objetivo de divulgar o cooperativismo.

Espaço Ceasa

As Centrais de Abastecimento do estado também vão participar da Mercosuper com o objetivo de estreitar os laços com os supermercadistas. Calcula-se que aproximadamente 85% das frutas, verduras e legumes comercializados ou consumidos no Paraná passam por alguma Central de Abastecimento. De acordo com Éder Eduardo Bublitz, diretor-presidente da Ceasa, esta participação na feira visa aproximar ainda mais a Ceasa dos supermercadistas. "O nosso objetivo é melhorar a vida do supermercado e mostrar nossa cara no maior evento do Paraná”, observou. 

Espaço Orgânico

A produção de alimentos orgânicos movimenta US$ 145 bilhões no mundo. Os EUA representam quase metade desse mercado, seguidos pela Alemanha e França. No Brasil, em 2021, os negócios do segmento somaram em torno de R$ 6,2 bilhões, registrando um crescimento entre 10% e 15% no país. No entanto, os especialistas acreditam que a expansão do segmento pode ser maior ainda. O Paraná e o Rio Grande do Sul são os estados brasileiros com maior número de produtores orgânicos, representando 30% de todo o país.

Dada à importância da produção orgânica, a Mercosuper dedicou uma área para o Espaço Orgânico, com a participação de dez empresas do semento. O objetivo é fortalecer os produtos orgânicos no varejo paranaense. Para Cobi Cruz, diretor executivo da Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos) é muito importante participar e apoiar a feira. "A Mercosuper vem abraçando este movimento dos orgânicos, enxergando a relevância deste setor e o espaço que ele, cada vez mais, ocupa nas gôndolas e na mente do consumidor", afirma.

Reportagem: Roberto Monteiro