IDR-Paraná participa da Expo Umuarama 2023 28/02/2023 - 12:23

De 09 a 19 de março será realizada a Expo Umuarama 2023, que expõe o potencial econômico do município e do Noroeste do Paraná. Durante onze dias haverá uma extensa programação de leilões, provas equestres, rodeios, shows artísticos e eventos técnicos dirigidos aos produtores rurais. A feira, realizada pela Sociedade Rural de Umuarama, será aberta oficialmente no dia 09, às 20h.

Neste ano o espaço da Fazendinha terá 5.180 metros quadrados que serão ocupados pelo IDR-Paraná, universidades (UEM, Unipar e Instituto Federal do Paraná), Colégio Agrícola de Umuarama, Prefeitura e pela empresa Tecfértil. O IDR-Paraná vai centrar seu trabalho no Turismo Rural, divulgando empreendimentos turísticos regionais, a Rota do Queijo Paranaense e a Rota da Lavanda. Outra atenção especial será dada à agroindústria familiar. A Feira de Sabores. Vai reunir a produção de vinte agroindústrias da região. Os extensionistas também prepararam um espaço para mostrar como o programa Trator Solidário vem beneficiando agricultores da região e de todo o Paraná. Em uma outra unidade os visitantes poderão conhecer todas as etapas do trabalho de proteção de nascentes.

Na Fazendinha foi construído também o Jardim Sensorial. O espaço foi preparado especialmente para aguçar os sentidos dos visitantes. Com o auxílio de plantas e água será possível direcionar a atenção para aromas, texturas e sons da natureza. Outra atração é o Relógio da Vida, um grande jardim em forma de mandala, dividido em doze canteiros que representam as 24 horas do dia. Cada duas horas indicam o órgão humano mais ativo naquele período. Os canteiros têm plantas medicinais relacionadas a cada órgão. Na Fazendinha também será possível ver mini animais, conhecer campos de girassol, a criação de bicho da seda e uma casa histórica.

A seguir a programação técnica promovida pelo IDR-Paraná:
Dia 10, às 9h - Fórum de Desenvolvimento da Agropecuária Regional;
Dia 11, às 8h - Encontro de Mulheres, com oficina de serviços e casos de sucesso da Feira de Sabores;
Dia 13, às 14h - Seminário de Fruticultura, entre os temas estão a poda de goiabeira e a pulverização na fruticultura;
Dia 14, às 14h - Seminário de Avicultura, abordando o programa RenovaPR e Hidrogênio Verde, além da Influenza Aviária;
Dia 14, às 14h - Seminário da Cultura da Mandioca: plantio direto, cuidados com as variedades de mesa, manejo de pragas;
Dia 16, às 14h - Tarde de Campo de Pecuária de Corte;
Dia 17, às 14h - Seminário de Pecuária de Leite: dietas para vacas de leite, Rota do Queijo e a importância da colostragem.

Serviço:
Expo Umuarama, de 09 a 19 de março de 2023