IDR-Paraná participa de oficina sobre Conselho Consultivo do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais 30/05/2022 - 11:15

Na última semana representantes do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) participaram de uma oficina promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Núcleo de Gestão Integrada de Matinhos, para discutir a formação do Conselho Consultivo do Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais. Ainda participaram representantes das Colônias de Pescadores de Matinhos e de Pontal do Paraná, da Prefeitura de Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR e MarBrasil. A oficina foi realizada nas dependências da UFPR-Litoral, em Caiobá, Matinhos.

A oficina teve como objetivo identificar setores e grupos de usuários e reguladores relacionados ao Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais (Parnamar das Ilhas dos Currais). Além disso, durante a atividade os participantes buscaram planejar a mobilização e sensibilização de segmentos sociais, despertando a importância da participação de cada um na composição do conselho a ser instituído.

A função do Conselho, segundo a legislação, é constituir-se num fórum democrático de diálogo, valorização, participação e controle social, debate e gestão do Parque Nacional, incluindo seu território de influência, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas e culturais que tenham relação com essa Unidade de Conservação.

Os participantes acreditam que a realização da oficina foi mais um passo importante rumo à formação do Conselho Consultivo, importante instrumento de gestão do Parnamar das Ilhas dos Currais, para que este cumpra melhor seus objetivos de criação. De acordo com a previsão, o Conselho deve ser nomeado oficialmente a partir de agosto.
Refúgio

O Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais foi criado em 2013, com o objetivo de proteger esses ecossistemas, bem como os ambientes marinhos dos limites do seu entorno, permitindo ainda a proteção e controle de relevantes áreas de nidificação de várias espécies de aves e de habitat de espécies marinhas.

As Ilhas dos Currais formam um pequeno arquipélago a 6,2 milhas da costa, em frente a Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná. Trata-se de um conjunto de três pequenas ilhas e quatro grupos de recifes artificiais localizados no seu entorno. A primeira ilha possui apenas um pico de pedra alto sem vegetação, a segunda um pouco mais baixa e a terceira, bem maior, apresenta vegetação apenas em seu cume.

As ilhas não possuem praias, apenas costões de rochas e pedras que afloram do mar. Vivem na área mais de oito mil aves, tornando a ilha o principal berço de atobás no litoral brasileiro.
O entorno das ilhas também serve de proteção para o mero, o maior peixe ósseo do Atlântico Sul, que está ameaçado de extinção. Os peixes se abrigam em recifes artificiais e naturais, o que justifica a conservação da área. Daí a importância da criação do Conselho Consultivo do parque.

Reportagem: Roberto Monteiro