IDR-Paraná prepara a 27ª edição da Expotécnica Sabáudia 27/06/2022 - 10:11

Nos dias 13, 14 e 15 de julho será realizada a 27ª EXPOTÉCNICA, em Sabáudia. É o maior evento do setor agropecuário realizado em uma propriedade rural. Com o tema Inovação e Produção de Grãos com Sustentabilidade, a Expotécnica deve reunir 3.000 pessoas nos três dias do evento. Os visitantes poderão conhecer tecnologias de diversas áreas como soja, milho, trigo, manejo do solo e da água, inovações no agronegócio, energias renováveis e silagem. Haverá também uma feira da agroindústria, exposição de máquinas e equipamentos.

A Expotécnica é promovida pelo Governo do Estado do Paraná, Sistema Estadual de Agricultura do Paraná – Seagri/Seab e Prefeitura de Sabáudia. A realização fica por conta do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR- EMATER) e Associação dos Agricultores e Empreendedores Rurais Familiares de Sabáudia (AAERFAS). Ainda participam da feira mais de cem empresas parceiras. Toda  a programação é direcionada a agricultores familiares em geral, técnicos, estudantes e pesquisadores. Durante todos os dias as atividades vão acontecer das 08h às 16h.

MIP e manejo do solo - O sítio São José, na Comunidade do 21, de Cláudio Vicente D'Agostini, vem sendo preparado há meses para receber os visitantes.  A área de 1,5 hectare está dividida em diversas parcelas onde várias tecnologias serão demonstradas. Os organizadores pretendem estimular a produção de grãos, priorizando o desenvolvimento econômico e sustentável da agricultura familiar. De acordo com Romeu Suzuki, gerente regional do IDR-Paraná de Apucarana, a Expotécnica é o principal evento para os agricultores da região. Ele afirmou ainda, que está prevista também a visita de produtores das regiões de Maringá, Londrina e Cornélio Procópio.

Durante a Expotécnica os visitantes também poderão conhecer programas e projetos oficiais dos governos federal e estadual para a agricultura familiar. De acordo com Suzuki, a feira é uma oportunidade para promover o contato direto entre produtores, instituições de pesquisas, assistência técnica, extensão rural, financeiras, indústria de equipamentos, insumos, entidades públicas, colégios agrícolas e universidades federais, estaduais e regionais. Ele acredita que um dos temas que deve chamar a atenção dos produtores neste ano é o controle da cigarrinha do milho, praga que causou prejuízos consideráveis na última safra. "Não temos uma solução única e rápida para o problema, mas recomendamos a aplicação do Manejo Integrado de Pragas (MIP) que pode diminuir os danos da cigarrinha", observou Suzuki. Ele acrescentou ainda as práticas de manejo do solo para tolerar períodos de estiagens como um tema que deve atrair os visitantes. Todas as tecnologias expostas durante a Expotécnica têm como objetivo incrementar a produtividade e melhorar a renda dos produtores familiares.

Inscrições - A feira tem uma programação extensa nos três dias. Alguns dos eventos tem vagas limitadas a 80 participantes por atividade, e exigem inscrições antecipadas que podem ser realizadas através deste LINK. O agricultor também pode fazer a inscrição na unidade municipal do IDR-Paraná.

Além da área onde foram instaladas as parcelas, o auditório central da Expotécnica será palco de alguns eventos. O primeiro deles é o 27º Encontro da Mulher, no dia 13, a partir das 9h. O tema principal será "Saúde e agricultura familiar: estratégias para uma agricultura livre de agrotóxicos".  No mesmo dia, a partir das 13h30, acontece o encontro RenovaPR e a Produção de Energia Renovável no Campo.

Na quinta-feira, dia 14, os participantes poderão debater a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – um novo negócio na agropecuária, a partir das 13h30. No dia 15, sexta-feira, as Boas Práticas e Integração Lavoura & Pecuária –eficiência, sustentabilidade e rentabilidade na propriedade estarão em debate, a partir das 13h30.
Reportagem: Roberto Monteiro