IDR-Paraná renova parceria com SENAR-PR para capacitar técnicos e produtores 20/12/2023 - 14:37

Com vigência até 2026, termo de cooperação abrange cinco novas áreas: cafeicultura, fruticultura, olericultura, pinhão e turismo. No total, serão dez planos de trabalho

Um aditivo ao termo de cooperação firmado em 2020 foi assinado nesta quarta-feira (20) pelo diretor-presidente do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), Natalino Avance de Souza e pelo presidente do SENAR-PR, Ágide Meneguette. Com investimento de 24 milhões o aditivo prevê a capacitação de técnicos, extensionistas e produtores rurais em dez programas. Participaram também da assinatura do documento, com vigência até 2026, a diretora-técnica do SENAR_PR, Débora Grimm e o diretor de extensão rural do IDR-Paraná, Diniz Dias Doliveira.

Para o diretor do IDR-Paraná a renovação do aditivo contribui para que o Instituto possa cumprir sua missão “a agropecuária do Paraná que ganha com a renovação deste trabalho conjunto. Afinal, precisamos reforçar as boas práticas no meio rural, pois temos o desafio de tornar o Estado cada vez mais sustentável”, Afirma, Souza. Natalino também reforçou que a parceria com o Senar vem de longa data e mostra que ao juntar forças as instituições conseguem levar o que há de melhor para o homem do campo. “Melhorar a qualidade de vida para o agricultor rural vai desde gerar oportunidade de negócios até capacitar para que o produto oferecido seja qualificado e alcance maiores mercados. Por isso essa parceria é tão válida para o trabalho do IDR-Paraná e para a agricultura paranaense”, conclui.

“Os nossos produtores rurais e os profissionais envolvidos com o meio rural precisam de capacitação constante, para que a nossa agropecuária siga crescendo e se desenvolvendo. A continuidade desta parceria tem esse propósito, ainda mais que ampliamos a atuação”, destacou do diretor do SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Além das áreas de agroecologia, bovinocultura de leite, energias renováveis, grãos sustentáveis e promoção social que estavam previstas no termo de 2020, com o aditivo serão inseridos também os programas de cafeicultura, fruticultura, olericultura, pinhão e turismo.

A parceria entre as entidades abrange um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento rural sustentável do Paraná, com formação profissional e promoção social, qualificação e disponibilização da assistência técnica e extensão rural, realização de estudos e pesquisas, implantação de processos de inovação e protocolos técnicos e desenvolvimento de sistemas compartilhados de informação.

Cada plano de trabalho vai contar com metas individuais, com previsão de desenvolvimento entre 2024 e 2026. No total, devem ser criados 26 novos cursos para compor o catálogo do SENAR-PR e cinco títulos serão atualizados. As capacitações vão contemplar mais de 1,2 mil técnicos e 8,7 mil produtores rurais, além de oferta de assistência técnica a 8,3 mil agricultores e pecuaristas do Paraná.

Balanço 2022/23 - Em 2022 e 2023, foram realizados 347 cursos dentro do termo de cooperação com o IDR-Paraná, colaborando com a capacitação de mais de 6 mil técnicos, extensionistas e produtores rurais nas áreas de grãos, agroecologia, fruticultura, olericultura, bovinocultura de leite, promoção social e cidadania, agroindústria, café, entre outros.