Julgamento em Londrina define vencedores do Café Qualidade Paraná 2025 23/10/2025 - 10:37

Cerimônia de premiação acontecerá no dia 25 de novembro, em Curitiba


A qualidade da bebida dos lotes finalistas da 23ª edição do Concurso Café Qualidade Paraná está sendo analisada esta semana no Centro de Qualidade do Café do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater), em Londrina. As provas de xícara tiveram início terça-feira (21) e seguem até sexta (24).

Nesta edição, 130 amostras foram inscritas por produtores das diversas regiões cafeeiras do Estado. Após a análise física, que verificou tamanho, cor e defeitos dos grãos, 108 lotes avançaram para a avaliação sensorial, sendo 80 da categoria natural e 28 processados pelo método cereja descascado.

Processamento natural, ou via seca, é o método em que os frutos são secados inteiros. Na categoria cereja descascado, também chamada de via úmida, é retirada a polpa do grão antes da secagem.

Durante a prova de xícara, os cafés são julgados segundo critérios da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), que considera atributos como aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e equilíbrio.

Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de encerramento do concurso, marcada para 25 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Os cinco primeiros colocados de cada categoria terão seus lotes adquiridos com base na cotação da B3 (Bolsa de Valores do Brasil) do dia anterior ao evento, acrescida de um ágio mínimo de 50%.

PATROCÍNIO — A edição 2025 do Concurso Café Qualidade Paraná conta com o apoio financeiro da Bratac Seda, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Faep (Federação de Agricultura do Paraná), Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná (SRP). O certame é uma realização da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, IDR-Paraná e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Serviço

23° Concurso Café Qualidade Paraná

Etapa de julgamento: prova de xícara

21 a 24 de outubro

Horário: 8h às 17h

Local: IDR-Paraná - Centro de Qualidade do Café. Rodovia Celso Garcia Cid, km 375, em Londrina - PR