Lançada na ExpoLondrina, Rota da Lavanda vai fomentar turismo e elevar renda dos agricultores 06/04/2022 - 14:36

O Paraná ganhou um novo roteiro para conquistar visitantes de outras localidades e também os paranaenses – é a Rota da Lavanda, lançada nesta terça-feira (05) na ExpoLondrina. Os atrativos, principalmente os campos cultivados, estão em quatro propriedades de diferentes regiões, incluindo o laboratório do campus de Umuarama da UEM, onde é possível ver, por exemplo, o processo de extração do óleo essencial da planta. Palmeira, Carambeí, Londrina e Umuarama são os municípios que fazem parte da rota.
No evento, além de apreciar o aroma inconfundível da lavanda, quem passou pelo no local pôde provar produtos como o chá e a geleia feitos com a planta.

O presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, reforça que a iniciativa de fomentar o turismo rural como mais uma opção de renda para estas propriedades vai ao encontro com da missão do Instituto, que é melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo.

“É significativo estar discutindo o turismo e a produção de lavanda para geração de renda. Estamos acostumados a falar de agricultura numa visão mais macro, mas essa também é a nossa agricultura e precisamos oferecer mecanismos para que estes produtores tenham oportunidades de negócios e renda”, afirmou.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que participou do lançamento, é dever do Estado articular para que o agricultor tenha alternativas inovadoras para uma lavoura que ofereça maior resultado. “Vejo na Rota das Lavandas um jeito novo de pensar em agricultura para que o produtor tenha mais renda e mais opções para venda dos seus produtos. É nosso dever criar iniciativas que facilitem a vida no campo”, afirmou.

A rota, além de oferecer informações técnicas sobre a produção e trazer a beleza dos lavandários, conta com novidades como sorvete, chocolate e geleia produzidos com a planta. E quem completar a roteiro pode conhecer o método para extração de óleos essenciais, tanto na lavoura quanto no laboratório da UEM.

A criação da rota foi uma iniciativa do programa de Turismo Rural do IDR-Paraná. “O instituto já trabalha diretamente com estes produtores ao orientar sobre extração de óleo e comercialização dos produtos e, então, a rota surgiu justamente com a ideia de roteirizar os produtos da agricultura paranaense para diversificar a geração de renda dos produtores”, afirmou Terezinha Busanello, coordenadora de Turismo Rural do IDR-Paraná.

Segundo Lais Adamuchio, coordenadora regional do IDR-Paraná, trata-se de mais uma iniciativa para incentivar a produção desta planta medicinal que pode ser altamente lucrativa aos produtores. De acordo com ela, que oferece assistência técnica diretamente aos agricultores, a produtividade média da lavanda é de 70 litros de óleo essencial por hectare, mas pode ser ainda maior.

“O Paraná já é referência na produção de plantas aromáticas e medicinais. O Brasil exporta 120 toneladas de lavanda por ano e nós produzimos em torno de 1% deste total. Temos capacidade para aumentar e temos mercado para o produto”, destacou.

Pontos turísticos
Em Carambeí, a rota passa pelo Het Dorp, um vilarejo com características holandesas com foco no turismo rural. Além de conhecer a lavoura, o visitante pode acompanhar o processo que transforma a planta em uma variedade de produtos artesanais. A propriedade conta ainda com uma queijaria e também oferece o contato com bezerros.
Em Londrina está a propriedade Santa Lavanda, no segmento do turismo de experiência. Os turistas são recebidos com uma água saborizada e shortbread de lavanda, um tradicional biscoito holandês. Em seguida, assistem a uma palestra sobre os benefícios da planta e a diferença das espécies e, então, seguem para o campo onde aprendem a podar e podem levar um buquê de lavandas para casa como presente.

Quem não conhece o sorvete, a geleia de lavanda e o chocolate feitos com a planta poderá experimentá-los no Lavandário Vale dos Sonhos, que fica em Palmeira. Além do campo de lavandas, o espaço conta também com três lagos e um celeiro country, e oferece ensaios fotográficos e visita guiada, com agendamento prévio. É possível comprar produtos no armazém e participar de cursos de aromaterapia.
Toledo, na região Oeste, também faz parte do roteiro com a propriedade Alfazenda, que possui um espaço para venda do que é produzido no local e explica sobre o cultivo da lavanda e a extração do óleo essencial.

Aqueles que desejam saber mais sobre a extração do óleo, especificamente, e como ele pode ser utilizado no dia a dia devem visitar o laboratório TEC BIO, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que fica em Umuarama. É possível acompanhar o preparo das amostras e a montagem dos equipamentos para extração do óleo e a análise de qualidade, além de ajudar na produção de um creme hidratante. O visitante tem a oportunidade de conhecer o cheiro de 25 diferentes óleos essenciais e testar diversas combinações de sinergias.

Turismo Rural na ExpoLondrina
No espaço da ExpoLondrina destinado ao Turismo Rural os visitantes encontram uma estação gastronômica com diferentes pratos que serão produzidos para estimular o uso dos alimentos e fomentar a gastronomia por meio da utilização de matérias primas regionais. Terão acesso também ao Mundo das Cores e Aromas, com degustação de chás, pães e comercialização de flores por produtores assistidos pelo IDR-Paraná e UEL.

A intenção é passar orientações técnicas sobre a importância de oferecer opções de produtos diferenciados, principalmente no turismo gastronômico. O espaço oferece, ainda, apresentações culturais e de roteiros turísticos, como a Rota do Queijo Paranaense, Caminho dos Cafés das Mulheres e ideias de como usar matérias primas rurais como decoração.

Reportagem: Francieli Galo