Mandioca para indústria é destaque do IDR-Paraná no Show Rural 02/02/2022 - 11:30

IPR Paraguainha é a cultivar de mandioca que o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná) apresenta oficialmente ao público no Show Rural no dia 9 de fevereiro, em evento dirigido a produtores, técnicos, dirigentes e lideranças do agronegócio. 

Própria para a obtenção de farinha e de fécula, IPR Paraguainha se destaca pelo bom rendimento de amido no processamento industrial, aponta o engenheiro agrônomo Wilmar Ferreira Lima, especialista em melhoramento genético do IDR-Paraná. Ele conta ainda que a coloração da casca, marrom-clara, é outro diferencial. “As indústrias de processamento recebem suas raízes sem problema”, afirma.

No campo, IPR Paraguainha se destaca pela produtividade. “Em alguns casos, é mais de 30% superior às cultivares disponíveis no mercado e utilizadas pelos produtores”, aponta Lima. O porte médio das plantas facilita os tratos culturais na lavoura, e a altura de inserção das ramificações — apropriada para o cultivo mecanizado — são outras características positivas do material. 

Indicada para plantio direto ou convencional, a nova cultivar apresenta resistência moderada às principais doenças que afetam plantios de mandioca. 
IPR Paraguainha pode ser cultivada tanto em solos de alta fertilidade, argilosos, como em terrenos com maior teor de areia. É indicada para plantio em todas as regiões produtoras do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Crioula
Paraguainha é uma cultivar crioula e não é possível determinar a origem — materiais assim são obtidos por meio de seleções empíricas e aleatórias realizadas ao longo de anos pelos próprios agricultores, sem participação de centros de pesquisa ou programas estruturados de melhoramento genético.
Por suas qualidades agronômicas, Paraguainha ganhou a preferência de produtores no Oeste do Paraná e vem se expandindo pelas regiões produtoras do Paraná. Mas não podia figurar em projetos de custeio e de seguro agrícola porque não constava no Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Ministério de Agricultura e Abastecimento (Mapa).
P

or isso, o IDR-Paraná atendeu demanda da Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Paraná (Atimop), produtores, cooperativas e profissionais da assistência técnica e registrou a cultivar no Mapa como instituição mantenedora, ou seja, a entidade encarregada de preservar as características genéticas e garantir o fornecimento de material propagativo ao setor produtivo.

Para mais informações e material propagativo de IPR Paraguainha, interessados devem entrar em contato com o IDR-Paraná, telefones (43) 3376-2149, (44) 3423-1157 e mensagens para pololondrina@idr.pr.gov.br e poloparanavai@idr.pr.gov.br.

Show Rural
Uma realização da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), o Show Rural tem início segunda-feira (7) e prossegue até o dia 11. Em sua 34ª edição, é considerado um dos mais importantes eventos voltados à divulgação de tecnologias agrícolas no país.
 
Serviço
Lançamento da cultivar de mandioca IPR Paraguainha 
Data: 9 de fevereiro, quarta-feira
Horário: 9 horas
Local: Estande do IDR-Paraná (antiga Casa do IAPAR) no Show Rural
BR 277, km 577 | Cascavel – PR

Reportagem: Edmilson Liberal