Morretes realiza 2ª Oficina Municipal do CMDRS e avança na reorganização do Conselho Rural 14/11/2025 - 10:45
Morretes deu mais um passo importante para fortalecer a participação social e o desenvolvimento sustentável no meio rural. A 2ª Oficina Municipal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), dia 11, reuniu 51 participantes, entre agricultores familiares e representantes de instituições locais.
O encontro integra o processo de reestruturação do CMDRS, conduzido pelo IDR-Paraná, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, o próprio Conselho e agricultores do município. Segundo a engenheira agrônoma Rute Pires, do IDR-Paraná de Morretes, a iniciativa busca “retomar a atuação efetiva do colegiado, que teve funcionamento regular desde 1998, mas sofreu interrupções a partir de 2020, durante a pandemia”.
Ela conta que, ao longo de 2025, a mobilização ganhou força. Em 30 de setembro, a 1ª Oficina Municipal registrou 67 participantes e apresentou o histórico, as conquistas e a importância do CMDRS. “Na ocasião, foi definido um calendário de reuniões macrorregionais nas comunidades de Sambaqui, Rio Sagrado e Central, onde os agricultores elencaram prioridades locais e elegeram seus representantes”, explica Rute.
De acordo com Emerson Gerstemberger, gerente regional do IDR-Paraná, “a 2ª Oficina Municipal, que aconteceu agora, consolidou este trabalho”. Durante o encontro, foram definidos os representantes comunitários e eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, marcada para 8 de dezembro, na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná – FETAEP, em Curitiba.
Também ficou agendada para 9 de dezembro a próxima reunião mensal do CMDRS de Morretes. Na pauta, estão a eleição dos novos representantes do Conselho, a atualização do regimento interno, a reformulação da lei que institui o CMDRS e a elaboração do plano de ação e agenda para 2026.








