Paraná Projetos e IDR-Paraná assinam termo de cooperação para desenvolver ações em Turismo Rural 15/01/2021 - 09:27

A Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, por meio do serviço social autônomo Paraná Projetos, e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) assinaram um termo de cooperação técnica. O objetivo é desenvolver ações de turismo rural junto a agricultores familiares.

O termo em questão prevê ações voltadas à elaboração de materiais publicitários e de divulgação das propriedades que exploram o turismo rural e que são atendidas pelo programa de Turismo Rural do IDR-Paraná. Os profissionais do Paraná Projetos desenvolvem todo o material gráfico para as propriedades. As instituições estão somando esforços para buscar soluções que contribuam para ampliar a oferta e a comercialização de roteiros de turismo rural, proporcionando assim possibilidades de renda aos agricultores familiares.

O programa de Turismo Rural do IDR-Paraná já tem como ponto de partida a criação de roteiros em propriedades vinculadas aos segmentos de produção de alimentos. É o caso do  Sitio Eliza-Cafés Especiais, de Mandaguari, e o Caminho dos Cafés das Mulheres no Norte Pioneiro. Com a parceria essas propriedades vão estruturar melhor as rotas de turismo. A apicultura, a produção de erva-mate, a fruticultura, a olericultura orgânica, a viticultura e o enoturismo são atividades que também serão contempladas com esse trabalho. Já foram criadas as Rotas do Queijo Artesanal que atendem a agroindústrias familiares. Em Carlópolis, onde já está estruturado o roteiro de turismo rural com oito propriedades, o material publicitário está em fase final de elaboração e deverá ser entregue no próximo mês aos agricultores.

Outro objeto da parceria é a estruturação do circuito permanente de caminhadas de longo curso pela agricultura familiar. O projeto piloto está sendo desenvolvido no Território Vale do Ivai e prevê um traçado de 515 km, por 17 municípios. O trabalho de definição e levantamento de dados é coordenado pelo IDR-Paraná, por meio dos regionais de Ivaiporã, Apucarana e Campo Mourão e prefeituras. O Paraná Projetos elaborou o mapa do percurso e organizou as informações para dar sequência às ações de implantação final do circuito. A previsão é que em meados deste ano os primeiros grupos de caminhantes já possam conhecer o Vale do Ivaí e suas belezas naturais. Para as famílias que vivem na região é uma alternativa a mais de renda, já que elas poderão fornecer produtos e serviços aos caminhantes. O projeto do Vale do Ivaí conta com o apoio da AMUVI (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), da Paraná Turismo, da Amuvitur (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí-Turismo), da Anda Brasil (Confederação Brasileira de Caminhadas) e da Rede Brasileira de Trilhas.

Até 2022 devem ser estruturados vinte roteiros de turismo rural no Estado. Para tanto, é necessária a integração entre os gestores regionais e de projetos, bem como entre o IDR-Paraná e o Paraná Projetos. Além disso, o apoio das secretarias municipais é fundamental para o sucesso desse trabalho. Para o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, essa parceria com o Paraná Projetos é fundamental para levar alternativas de renda às regiões mais deprimidas economicamente do estado, onde o turismo pode contribuir para melhorar as condições de vida das famílias rurais.

Reportagem: Roberto Monteiro