Pavilhão da Agroindústria Familiar do Show Rural reforça importância do apoio do Estado 06/02/2024 - 15:14

O apoio do governo estadual e as parcerias colaboram para ampliar a comercialização da agricultura familiar. O assunto foi destaque na abertura do Pavilhão da Agroindústria Familiar nesta segunda-feira (05), no Show Rural Coopavel.

O barracão de 525 metros quadrados inaugurado em 2022 foi idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a Fetaep e a Coopavel.

Estão presentes 42 expositores de agroindústrias de 23 municípios. O evento teve a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que falou sobre a importância da assistência técnica para o produtor rural. “O governo federal fará mais investimentos nisso”, disse.

Neste ano, o Banco do Brasil financiou os estandes dentro do pavilhão, que após o evento serão doados para os produtores. A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, enalteceu o trabalho em conjunto com o governo estadual em programas e eventos. “Já temos parceria com o Show Rural há 36 anos. Também estamos divulgando soluções e apoio para os produtores”.

“O agro é o setor mais dinâmico da nossa economia. E o Paraná tem uma agricultura feita preponderantemente por pequenos”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Ele destacou algumas iniciativas do Estado para colaborar na ampliação da comercialização dos produtos da agroindústria e na segurança alimentar, como o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR).

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) parabenizou os técnicos responsáveis pela organização do espaço. “A Feira da Agroindústria é mais que um espaço de comercialização, é uma vitrine do trabalho que o IDR-Paraná realiza no seu dia-a-dia. Esses produtores que hoje participam desta feira, encontraram um dia com um extensionista do IDR-Paraná. É um trabalho que fortalece a agroindústria familiar”, acrescentou.

SHOW RURAL - O Show Rural Coopavel começou nesta segunda-feira (05) e segue até a sexta-feira (09), e é um dos eventos agropecuários mais importantes do país. "É importante fortalecer a agricultura familiar, dando renda e oportunidade, promovendo a ligação entre o produtor e o consumidor”, completou o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que também participou da abertura do Pavilhão. A expectativa de público nessa edição é de mais de 300 mil pessoas.