Pesquisador do IDR-Paraná recebe Prêmio do Mérito Cafeeiro 25/10/2023 - 14:12

Gustavo Hiroshi Sera é pesquisador e melhorista genético de café do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e recebeu o prêmio do Mérito Cafeeiro nesta terça-feira (24), durante o 47º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, em Caxambu-MG. A medalha é concedida a profissionais que contribuem significativamente para a cadeia produtiva do café, com impactos no aumento da produção, qualidade de bebida e sustentabilidade para a cafeicultura brasileira.

“É uma grande honra receber essa medalha no Congresso Brasileiro de Café, por ser o reconhecimento de todo trabalho feito pela equipe do laboratório de melhoramento genético de café do IDR-Paraná e dos parceiros como os laboratórios de Biotecnologia, nematologia e fitopatologia. Também é o resultado de parcerias com outros institutos de pesquisa como IAC, Instituto Biológico e Embrapa, além de universidades, cooperativas e cafeicultores”, afirma Sera ao ressaltar as parcerias e colaborações.

O pesquisador possui uma vasta experiência no desenvolvimento de cultivares de café com alta resistência a pragas, doenças e adversidades climáticas - como calor, seca e geada.  Seu trabalho tem sido fundamental para impulsionar a indústria cafeeira no estado do Paraná e em todo Brasil.

Além de contribuir para o aumento da produtividade e qualidade do café, Gustavo Sera  também tem se dedicado a promover práticas sustentáveis na cafeicultura e defende o manejo integrado de pragas e doenças. Sua pesquisa e seleção criteriosa resultaram em variedades que não apenas resistem a pragas e adversidades climáticas, mas também apresentam características desejáveis, como alta produtividade, qualidade de bebida superior e adaptação a diferentes tipos de solo.

Seu trabalho visa fornecer soluções sustentáveis e eficientes para os produtores de café, promovendo uma produção mais resiliente e rentável.

Parcerias - Gustavo Sera tem estabelecido parcerias estratégicas com outros institutos de pesquisa, universidades e produtores para ampliar o alcance de seu trabalho no Instituto. Parcerias que possibilitam o intercâmbio de conhecimentos e recursos, acelerando ainda mais o desenvolvimento de novas cultivares de café.

Com um trabalho amplamente reconhecido tanto no âmbito nacional quanto internacional, Gustavo já publicou diversos artigos científicos em revistas especializadas além de compartilhar suas experiências e avanços no melhoramento genético do café através de palestras.

O IDR-Paraná parabeniza Gustavo Hiroshi Sera por essa conquista e agradece por sua valiosa contribuição para o desenvolvimento da cafeicultura no Paraná.