Plantas Alimentícias Não Convencionais podem ser aliadas contra a fome e na busca por uma alimentação saudável 23/02/2024 - 08:34

Apesar de pouco conhecidas podem auxiliar no combate à fome, no barateamento dos alimentos e na promoção da saúde

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) representam um tesouro nacional ainda pouco explorado. O Brasil, um país de biodiversidade inigualável, abriga cerca de 10 mil espécies dessas maravilhas naturais, que carregam um enorme potencial para revolucionar nossa alimentação. Espécies como ora-pro-nóbis, azedinha e taioba são exemplos dessas plantas que, além de serem altamente nutritivas e acessíveis, podem ser peças-chave na luta contra a fome e na promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável. Ainda subutilizadas na culinária brasileira, as PANC merecem atenção para que possam ser integradas de forma mais ampla em nossa dieta.

As PANC têm inúmeras vantagens nutricionais e de cultivo.  Elas estão presentes em quase todos os quintais e dispersas nos diversos biomas brasileiros, inclusive sendo classificadas como ervas invasoras ou daninhas na visão convencional, além de serem resistentes a doenças e insetos-praga.

Vantagens econômicas e ambientais - De acordo com Julio Carlos Bittencourt Veiga Silva, doutor em Meio Ambiente, engenheiro agrônomo da unidade de Guaraqueçaba do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), devido à esta alta resiliência e menor dependência de insumos externos, o custo de produção é bem inferior, e possuem grande diversidade de compostos funcionais, resultantes do disparo de processos metabólitos decorrentes da exposição às condições naturais e os estresses climáticos.  “Elas têm altos teores de vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras, proteínas vegetais e outras substâncias importantes para a saúde, portanto tornam-se interessantes tanto para a subsistência das famílias quanto para a comercialização dos produtos, sejam como alimentos, insumos agroindustriais, complementos ou suplementos nutricionais, nutracêuticos e até farmacológicos”, afirma Julio.

Equilibrar ofertas e demandas é um desafio para a consolidação das PANC nas várias cadeias produtivas potenciais. Elas podem ser fator fundamental para o sucesso de uma transição agroecológica e gradativa evolução dos sistemas de produção.

Julio ressalta que como grande parte delas se manifestam espontaneamente nas lavouras, como “mato”, e já são componentes da biodiversidade dos locais em que se encontram, se as mantivermos e propagarmos, estaremos preservando a biodiversidade local. “Elas podem ter múltiplas funções em um ecossistema, além da utilização como alimento. Se forem manejadas adequadamente, entre as linhas de cultivo comercial, protegem o solo como uma cobertura viva, melhoram sua estrutura devido ao desenvolvimento radicular e acabam melhorando a matéria orgânica do solo, pela reposição de carbono. Ainda como benefício para o sistema, elas podem ser fonte de alimento ou atrativas de insetos benéficos, parasitas ou predadores de outros insetos”.

Desafios - Mas, por que as PANC ainda são desconhecidas da maioria das pessoas? Segundo Giovana Faneco Pereira, professora, pesquisadora e extensionista do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, são muitos os desafios e um deles é a mudança de hábito. “Uma das primeiras perguntas que as pessoas podem fazer sobre o assunto seria ‘por que comer ‘matos’ se eu tenho acesso a verduras e frutas no mercado’ retorno com outra pergunta: ‘será que temos mesmo esse acesso? Esse acesso é para todos? Os consumidores estão habituados com o que tem disponível nas prateleiras dos supermercados e, assim, estão acostumados a um paladar limitado”.

Para Giovana outro ponto que distancia as pessoas das PANC é a associação dessas espécies a momentos de sofrimento, de fome, pois muitas plantas acabaram entrando na dieta da família por não terem outras opções. “É possível mudar isso com um trabalho junto às escolas com as crianças, pois o paladar delas está em desenvolvimento e acaba ficando limitado pela influência dos próprios familiares. Já com os agricultores o desafio é a conexão com os consumidores. É um trabalho que deve ser realizado em conjunto”.

Diversidade - O Brasil é um dos países de maior diversidade de espécies de plantas do mundo, porém, explica Giovana, nossa alimentação é colonizada. “Deixamos de lado os alimentos nativos tradicionais e consumimos alimentos trazidos de fora, introduzidos de outras culturas e desconhecemos o que é nosso, o que é daqui. A grande maioria das pessoas não tem ideia da quantidade de plantas alimentícias encontradas em solo brasileiro, especialmente as nativas”.

Para Giovana, o primeiro passo é conhecer o que temos ao nosso redor, o que não é muito fácil, pois perdemos a capacidade de conhecer e especialmente reconhecer espécies de plantas e, com isso, o uso potencial que cada uma apresenta. “Um exemplo disso foi uma experiência que tive em Manaus. Pensei Amazônia, local de uma megadiversidade de espécies e conhecimento tradicional. No mercado o que encontro? Alface por 10 reais, abobrinha por 25 reais, brócolis e couve-flor por 45 reais. E as espécies nativas? Nada! Só tive acesso às espécies amazônicas nas feiras, nas ruas, nos semáforos”.

Giovana ressalta a necessidade de incentivos que auxiliem na inclusão das PANC na alimentação cotidiana das pessoas. Além do trabalho de divulgação que ainda é um trabalho de “formiguinha”. “Produzir alimento a partir da diversidade local pode auxiliar na segurança alimentar da população ou comunidade, pois muitos agricultores familiares, mesmo produzindo alimento, sofrem com a insegurança alimentar”.