Prêmio Orgulho da Terra é entregue a produtores em Curitiba 01/12/2022 - 13:02

 

Nesta quarta-feira, dia 30, foram conhecidos os produtores paranaenses agraciados com o prêmio Orgulho da Terra. Pelo segundo ano consecutivo a iniciativa do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), RIC TV e Sistema Ocepar premiou e homenageou as melhores práticas da agropecuária do estado. A entrega do prêmio reuniu produtores de todo o estado em Curitiba, na sede do IDR-Paraná, além de autoridades e lideranças rurais.

Na edição deste ano foram premiados produtores em 16 categorias, todos eles indicados por técnicos do IDR-Paraná e das cooperativas. Os trabalhos foram analisados por um comitê formado por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep).

Reconhecimento - Para Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, o prêmio é um incentivo para os produtores do estado. Segundo ele, todo esforço é feito para que o  produtor consiga produzir mais e diminuir seus custos, buscando uma agricultura ainda mais competente. “Nós temos orgulho do agro paranaense. Precisamos cada vez mais caprichar para ter resultados: bem estar, conforto, vida digna, boa educação, boa saúde para os filhos a partir do trabalho, do conhecimento, da ciência e tecnologia. A gente quer continuar forte, com estímulos como este prêmio, um reconhecimento público de pessoas que se destacaram em sua atividade”, afirmou. O secretário também foi homenageado com o prêmio Personalidade do Ano do Agronegócio.

Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, ressaltou a importância da parceria entre diferentes instituições na concretização do prêmio Orgulho da Terra. “O prêmio é mais um destes trabalhos feitos em parceria que mostram um jeito diferente de fazer as coisas no estado do Paraná. Um esforço integrado que, historicamente, torna o estado diferente, competente na arte de produzir alimentos”, observou. Souza disse ainda que o reconhecimento das boas práticas agrícolas é um caminho para o aperfeiçoamento da agricultura. O diretor-presidente do instituto aproveitou para lembrar que neste ano a instituição assistiu a mais de 103.000 agricultores no estado. Souza ressaltou ainda algumas conquistas da instituição como o lançamento da raça Purunã de bovino de corte, a primeira desenvolvida por uma instituição estadual de pesquisa do Brasil. Ele lembrou também as 220 cultivares registradas no Ministério da Agricultura em 50 anos de pesquisa e a viabilização de 5.241 projetos de instalação de energia renovável pelo programa Renova Paraná, cerca de R$ 1 bilhão aplicados nas propriedades rurais.

Destaque - “Trazemos um forte olhar sobre os produtores paranaenses que estão cada vez mais engajados em boas práticas ambientais, sociais e econômicas, e merecem ser reconhecidos fora de suas porteiras, o que só é possível com um trabalho jornalístico feito com carinho e competência, como estamos promovendo na RICTV e em todos os outros veículos de comunicação do nosso grupo”, observou Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric. Para ele, a divulgação do trabalho desses produtores é uma forma de divulgar o que acontece no campo, levando para o todo o estado, e o mundo, boas práticas agrícolas, proporcionando desenvolvimento econômico para os meios urbano e rural.

Alexandre Amorim Monteiro, representante do Sistema Ocepar, afirmou que o prêmio é o reconhecimento de um trabalho importante para a sociedade. “No seu dia a dia essas pessoas batalham para produzir alimentos para a população e também para a exportação, trazendo crescimento e desenvolvimento para o estado”, concluiu.

As propriedades que receberam o prêmio Orgulho da Terra foram visitadas pela equipe de jornalistas do programa RIC Rural que passará a exibir as reportagens todos os domingos, às 9h, a partir do dia 4. As reportagens ainda podem ser vistas pelo canal da RICTV no YouTube. Além dos produtores, os técnicos que acompanham cada uma das propriedades também foram premiados.

A seguir os vencedores em cada categoria do prêmio Orgulho da Terra:

Agroecologia- Jovana Aparecida Cestille (Londrina)

Agroindústria- Marcio Gomes de Oliveira (Guarapuava)

Bovinocultura de Corte- Sílvio Antonio Pires (Nova Londrina)

Bovinocultura de Leite/Pequeno Porte- Edilce da Silva Duarte (Sulina)

Bovinocultura de Leite/Grande Porte- Gilvonei Fontanela  (Capitão Leonidas Marques)

Feijão- Amilton Viniski (Ipiranga)

Inclusão Social: Eli Fátima Godinho da Pont (Marmeleiro)

Piscicultura/Pequeno Porte-Flávio César Urizzi (Apucarana)

Piscicultura/Grande Porte-  Edemar José Burin/Renato Burin   (Palotina)

Sericicultura- Paulo Pereira de Oliveira (Astorga)

Soja e Milho- Ilseu Peretti (Chopinzinho)

Turismo Rural- Jilo Yamazaki (Londrina)

Sucessão Familiar- Paulo Los (Carambeí)

Tecnologia- João Roberto Zielinski (São José dos Pinhais)

Mulheres no Agro- Andressa Seliger Barbosa (Ponta Grossa)

Café- Edson Messias de Carvalho (Joaquim Távora)

Aves-  Euzébio Emygdio Ferreira (Assis Chateaubriand)

Suínos- Dirce Arenhart  Zanatta (Cascavel)