Programa de rádio do IDR-Paraná completa 47 anos no ar 10/05/2023 - 12:26

Nesta quarta-feira, dia 10, o programa de rádio O Homem e a Terra, produzido pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-IAPAR-EMATER), completa 47 anos. Desde 1976 o programa divulga informações e orientações técnicas para o público que vive na área rural. Nessas quase cinco décadas o “Homem e a Terra” tem sido uma importante ferramenta para a difusão de novas práticas entre os agricultores paranaenses. É um dos programas radiofônicos mais antigos do país especialmente voltado aos assuntos da agropecuária.

A linguagem direta e a diversidade de temas são marcas registradas do programa O Homem e a Terra. Criado pela então Acarpa - empresa responsável pela assistência técnica aos produtores à época que se transformaria em Emater e, posteriormente, no IDR-Paraná- o programa tem mensagens curtas, com a intenção de motivar o agricultor a se interessar por um assunto e buscar mais informações com um técnico do Instituto.

O programa O Homem e a Terra é produzido pela equipe de comunicação do IDR-Paraná e transmitido, de segunda a sexta-feira, por mais de 150 emissoras no estado.  Atualmente a apresentação e produção são feitas pelo jornalista Amarildo Alba. “Contamos também com a participação de produtores, extensionistas, pesquisadores e profissionais de outras instituições para levar informação de qualidade e com propriedade para o ouvinte”, afirma Amarildo.

O programa divulga políticas públicas e como o produtor pode se beneficiar dos programas oficiais dos governos federal e estadual. "O Homem e a Terra" pode ser ouvido  no site do IDR-Paraná ou no canal do IDR-Paraná das plataformas digitais de música. Nesta quarta-feira o programa também completa o episódio 600 nas plataformas Spotify, Deezer, Google Podcst, Apple Podcast e Anchor.