Purunã está presente no Show Rural 03/02/2023 - 15:33


A raça de gado para corte Purunã é uma das principais atrações do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — IAPAR-EMATER) no Show Rural, que acontece de 6 a 10 de fevereiro em Cascavel (Oeste do Estado).

"Purunã resulta de décadas de melhoramento genético; é uma enorme contribuição à pecuária brasileira e um orgulho da pesquisa pública paranaense”, afirma Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná.

São 15 animais no Show Rural, exposição que o IDR-Paraná faz em parceria com a ACP (Associação de Criadores de Purunã). No estande da raça há comercialização de reprodutores e sêmen e pessoal técnico qualificado disponível para tirar dúvidas dos visitantes.

“O objetivo é divulgar os atributos da raça, como carne de alta qualidade, animais precoces e excelentes resultados”, relata o criador e secretário da ACP, Erlon Pilati.

A RAÇA — Purunã foi desenvolvida a partir do cruzamento entre as raças Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim. O projeto para sua constituição durou mais de 30 anos.

Em novembro de 2016 o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) reconheceu oficialmente a raça e credenciou a Associação de Criadores de Purunã (ACP) para fazer seu controle genealógico, procedimento que atesta a origem dos animais, seus ascendentes e descendentes e a conformidade com os padrões zootécnicos.

Adaptação às mais variadas condições de relevo e de temperatura, bom rendimento da carcaça e a alta qualidade da carne, com destaque para o marmoreio, são outras características que os criadores destacam na raça.

Pilati destaca ainda o desempenho no cruzamento entre industrial com raças zebuínas, como o Nelore. “As quatro raças que deram origem ao Purunã transmitem rusticidade, ganho de peso rápido e excelente rendimento de carcaça de animais meio-sangue. É dinheiro no bolso do pecuarista”, resume Pilati.

SHOW RURAL — Realizado pela Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel), o Show Rural é um dos mais importantes eventos do país dedicados à disseminação de tecnologias para agricultura e pecuária. A edição deste ano começa na próxima segunda-feira (6) e prossegue até 10 de fevereiro, em Cascavel (Oeste do Estado).

Serviço
Exposição de animais da raça Purunã

Data: 6 a 10 de fevereiro
Horário: 8h às 17 horas
Local: Show Rural: Espaço Pecuário Coopavel – BR 277, km 577, em Cascavel - PR