Renda Agricultor Familiar homenageia municípios com melhor desempenho no programa 24/03/2022 - 13:57

O projeto atende famílias de pequenos agricultores em situação de vulnerabilidade, cadastradas pelo Programa Nossa Gente Paraná em 156 cidades do Estado.

Os 35 municípios com melhor desempenho no programa Renda Agricultor Familiar receberam certificados de reconhecimento nesta quarta-feira (23) em cerimônia no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O projeto atende famílias de pequenos agricultores em situação de vulnerabilidade, cadastradas pelo Programa Nossa Gente Paraná em 156 cidades do Estado. As prefeituras homenageadas facilitaram o acesso de paranaenses a esses recursos.

Os beneficiários recebem aportes do Estado para promover ações em saneamento (construção ou melhoria de banheiro, proteção de fontes, destinação adequada das águas usadas), produção destinada ao autoconsumo (avicultura, horticultura, fruticultura, entre outros) e processos produtivos (geração de renda por meio de atividades agrícolas e não-agrícolas).

A engenheira agrônoma Daniele Martin Sandri, que representou o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater), destacou o sucesso da parceria entre as secretarias e entidades, imprescindível para que o projeto seja desenvolvido. Segundo ela, de 2015 até agora já foram incluídas 7.634 famílias no Renda Agricultor Familiar e 264 na modalidade Inclusão Produtiva Solidária. Para 2022, a meta é atender ainda 193 famílias via Inclusão Produtiva Solidária e 654 pelo Renda Agricultor Familiar.

“Agradeço e parabenizo nossa equipe de técnicos nesse trabalho de extrema importância para o desenvolvimento rural”, disse.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, as atividades possibilitadas pelo programa são fundamentais para a qualidade de vida das famílias da área rural. “A agricultura familiar é prioridade para as políticas públicas do Estado. É nosso papel ajudá-la a crescer, se tornar mais competitiva, e gerar riquezas”, disse.

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, disse que diversas famílias melhoraram a renda por meio dessa iniciativa. “Os agricultores estão conseguindo utilizar os recursos com prudência, inteligência e criatividade”, afirmou.

Os municípios atendidos pelo projeto foram representados pelo prefeito de Inácio Martins, Junior Benato. “Os municípios pequenos dependem das ações das equipes de Governo do Estado para conseguir recursos para o seu desenvolvimento”, declarou.

A produtora Karina do Rocio, de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, representou os beneficiários no evento. Com uma área de três alqueires, Karina conseguiu uma renda de R$ 9 mil com abóbora cabotiá com auxílio do programa, além da melhoria de seu saneamento. “Isso ajudou a pagar nossas contas atrasadas, na nossa alimentação, e ainda vou guardar para fazer a plantação no final do ano novamente”, disse.

Municípios

Os 35 municípios homenageados estiveram representados por prefeitos e secretários de Altamira do Paraná, José Etevaldo de Oliveira; Alvorada do Sul, Marcos Antonio Voltarelli; Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi; Catanduvas, Moisés Aparecido De Souza; Coronel Vivida, Anderson Manique Barreto; Cruz Machado, Antonio Luis Swaykowski; Guamiranga, Marcelo Leite; Guaraniaçu, Osmario De Lima Portela; Inácio Martins, Benato Junior; Jaboti, Regis William Siqueira Rodrigues; Jundiaí Do Sul, Eclair Rauen; Lindoeste, Silvio De Souza; Mandirituba, Everly Stech; Marilândia do Sul, Vanessa Ferreira; Mariluz, Paulo Armando; Planaltina do Paraná, Celso Maggioni; Ramilândia, Edson Dos Santos; Roncador, Vivaldo Lessa Moreira; Santa Izabel do Oeste, Jean Pierr Catto; São Jerônimo da Serra, Venicius Djalma Rosa; São José da Boa Vista, Wagner Gravena; São José das Palmeiras, Nelton Brum; Tijucas do Sul, José Altair Moreira; Tomazina, Flávio Xavier de Lima Zanrosso; Turvo, Jerônimo Gadens do Rosário; e Vera Cruz do Oeste, Valdemir Marques Berdusco.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná