SENAR-PR e IDR-Paraná somam esforços para capacitar produtores rurais e técnicos 18/08/2021 - 10:37

Nesta segunda-feira, dia 16, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) e do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) assinaram o primeiro termo aditivo de uma parceria firmada entre as duas instituições para capacitar técnicos e produtores em todo o estado. Nesta primeira etapa, serão investidos R$ 8,9 milhões em treinamentos voltados à bovinocultura de leite, promoção social, aquisição de equipamentos e insumos para os treinamentos.

O secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a importância da assinatura dos termos de cooperação. "Temos a oportunidade de capacitar técnicos para elevar o nível de resultados, satisfação e sustentabilidade no meio rural paranaense", afirmou.

Referência
Para Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, a assinatura do termo aditivo reforça a vocação do Paraná de ser referência no setor agropecuário. "O Paraná tem um arranjo organizacional que historicamente tem impulsionado os agricultores, chegando no patamar atual de melhor produção por hectare. Este arranjo é constituído pelas cooperativas, federações e seus sindicatos, pelas integradoras e pelas instituições de governo e pela capacidade de agir de forma integrada", observou o presidente do IDR-Paraná. Segundo ele, a parceria com o SENAR-PR dá mostra desta capacidade de pensar e agir em conjunto. "Essa parceria cria condições concretas de gerar resultados referenciais para os agricultores e para a sociedade. É um pensar conjunto e um agir de forma complementar", ressaltou. Na opinião de Souza, cada instituição, fazendo a sua parte e dentro das suas "expertises", pode contribuir para um Paraná melhor, com mais renda e qualidade de vida no campo e uma agricultura mais sustentável. "Ganha a FAEP, ganha o IDR-Paraná, ganha o Estado e ganha principalmente o agricultor", concluiu Souza.

O presidente da FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou o alcance do trabalho conjunto das duas instituições. "Essa parceria visa maximizar os recursos do Estado, do SENAR-PR e do IDR-Paraná, para chegarmos na ponta e atender o nosso produtor rural de forma mais eficiente e, ao mesmo tempo, oferecer ao paranaense um produto de maior qualidade, além de contribuirmos para o desenvolvimento da economia estadual". A superintendente do SENAR-PR, Débora Grimm, afirmou que as ações na bovinocultura de leite e promoção social serão reforçadas e intensificadas com o trabalho dos técnicos de ambas as instituições. "No curto prazo, novos termos serão assinados para darmos andamento às capacitações para diversos elos da cadeia produtiva do estado", observou.

Treinamento e assistência técnica
Entre as ações previstas estão a capacitação de 40 extensionistas em controle reprodutivo. Outros 40 passarão por treinamento em sanidade animal, especificamente diagnóstico de brucelose e tuberculose. A parceria também deve capacitar 150 extensionistas em sistemas de ordenha e qualidade de leite. Todos os cursos serão ministrados nos Centros de Treinamento Agropecuário do SENAR-PR em Ibiporã e Assis Chateaubriand.

No convênio também está prevista a prestação de assistência técnica e extensão rural para mil unidades de produção. Estima-se que serão mais de 22 horas de consultoria por propriedade. Ainda está prevista a assistência técnica para a implantação e condução de cem Unidades de Referência no estado. Os cursos chegarão também aos produtores com a realização de 150 treinamentos relacionados à bovinocultura de leite, disponíveis no catálogo do SENAR-PR. Para tornar possível a realização das capacitações, serão adquiridos seis aparelhos portáteis de ultrassonografia veterinária e 30 kits para a verificação de equipamentos de ordenha mecânica. Nesta fase o SENAR-PR vai investir R$ 3,6 milhões e o IDR-Paraná, R$ 5,3 milhões.

O convênio
As ações estabelecidas são um aditivo complementar ao convênio firmado em novembro do ano passado entre o SENAR-PR e IDR-Paraná e que tem vigência até 2023. O objetivo é reforçar o desenvolvimento do setor rural paranaense, por meio da capacitação de técnicos e produtores rurais em oito programas. Serão contempladas as áreas de energias renováveis, boas práticas na produção de grãos, agroecologia e integração institucional.

Reportagem: Roberto Monteiro